sábado, 30 de janeiro de 2010

Felicidade de Pai!


    Como todo pai que se preza estou muito feliz. Em uma mesma semana recebi dois presentes, a formatura de dois dos meus filhos - Daniel em Informática e Alexandre em Engenharia Mecânica. Foram duas festas que fizeram bem ao coração, por isso vamos às fotos:
 
Rubinho, Alexandre e Daniel

 
Rubinho, Alexandre, Daniel e Eu

 
Eu e Daniel
  
Rubinho, Daniel e Alexandre

 
Alexandre e Eu

 
Alexandre e Eu depois da colação

 
Rubinho, Alexandre e Daniel com o canudo

 
Alexandre feliz!

 
Alexandre e Daniel

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hipertensão Arterial – O Inimigo Silencioso!

    Está sendo amplamente divulgado na mídia e não poderia ser diferente, a crise hipertensiva que o presidente Lula teve esta semana. Passou mal em viagem à Recife quando se preparava para embarcar para a Europa. A pressão arterial estava muito alta e precisou ser internado em hospital local onde foi tratado.

    A hipertensão arterial é uma doença do sistema vascular que se comporta de forma silenciosa, ou seja, muitas das pessoas que são hipertensas não sabem o ser, pois nada sentem e vão, infelizmente, descobrir a doença quando têm um acidente vascular encefálico, ou um infarto do miocárdio, ou mesmo um quadro de arritmia cardíaca. Ela é extremamente frequente e acomete uma enormidade de indivíduos mundo a fora. Tem que ser diagnosticada em tempo e tratada adequadamente com mudança do estilo de vida – exercícios e boa alimentação -, além obviamente do uso de medicamentos diários. Tomar remédio todos os dias é um problema e muitas vezes por não estarem sentindo nada, ou por achar que a pressão arterial está controlada, muitos deixam de tomar os medicamentos.

    Existe a necessidade eminente de o governo programar uma campanha para detecção e controle da pressão arterial na população, pois às vezes a hipertensão representa o início de uma doença metabólica que culmina com o diabete melito. Além do que, em se tratando a hipertensão ou evitando que indivíduos fiquem hipertensos iremos reduzir em muito o número de casos de morte, ou sequelas por infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e outras co-morbidades.

    Precisamos então de campanhas para detecção, tratamento e de oferecimento de medicamentos anti-hipertensivo, de forma que se consiga diagnosticar, tratar e evitar mortes, além de sequelas pela hipertensão arterial.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sibutramina – E Agora? Como Tratar a Obesidade?


    Fomos pegos de surpresa há dois dias quando a agência europeia de medicamentos (EMEA), o equivalente a nossa ANVISA e ao FDA americano, proibiu a comercialização e o uso da Sibutramina em território Europeu. A proibição foi baseada nos dados do estudo SCOUT, ainda não publicado, que acompanhou cerca de 10000 indivíduos durante 6 anos. O FDA não proibiu o uso da Sibutramina em território americano, mas solicitou que constasse em bula os possíveis riscos do uso do medicamento. Já a ANVISA está avaliando os dados do estudo e parece irá seguir as orientações do FDA, como sempre.

    A Sibutramina é um fármaco que está no mercado há mais de 10 dez anos e tem uma ação saciatógena (aumenta a saciedade, que é a sensação de estar alimentado), não anorexígena, que tem sido um grande auxiliar no tratamento da obesidade. Muito prescrito por nós endocrinologistas e metabologistas, pois sempre foi muito bem tolerado pelos pacientes, com poucos efeitos colaterais e não causa dependência física, como os anorexígenos, por exemplo.

    Podemos dizer que os resultados desse estudo SCOUT, que mostrou um aumento no risco de infarto do miocárdio não fatal e de acidente vascular encefálico de 16% no grupo que utilizou o medicamento, veio nos trazer preocupação, pois temos um grande número de pacientes utilizando a medicação e por não termos grandes opções medicamentosas para auxiliar no tratamento da obesidade. As recomendações do FDA e ANVISA são para que num primeiro momento se evite o uso da medicação em pessoas com potenciais riscos de infarto ou acidente vascular cerebral, como, por exemplo, em diabéticos e hipertensos.

    Na publicação do British Medical Journal (BMJ) de 25 de janeiro, na coluna de "novidades", o título da publicação já diz tudo: "Withdrawal of sibutramine leaves European doctors with just one obesity drug" – A retirada da Sibutramina deixa os médicos Europeus com somente uma droga para usar na obesidade. Sim, apenas um medicamento para ajudar no tratamento da obesidade.



    A pergunta que não quer calar – Por que a ANVISA não proibiu até hoje a comercialização das Anfetaminas (anorexígenos) em nosso território? São drogas extremamente perigosas, que podem desencadear surtos psicóticos, além de aumentar o risco cardiovascular e de causar dependência física. Por quê?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ar Quente, Mar Quente


    Recentemente saiu uma informação mostrando que desde o início das medições da temperatura dos oceanos nunca o mar esteve tão quente. Só na área do Rio de Janeiro o mar tem estado cerca de 8º C acima da temperatura normal para a época do ano. O pior é que com o aquecimento da água do mar os animais que lá vivem tendem a morrer, pois não conseguem regular sua temperatura – como temos visto com a mortandade de peixes.

    Bem, a coisa não é só ruim para os animais marinhos, mas também para a gente, pois ocorre uma expansão da água do mar com o aquecimento, ou seja, as marés ficam mais altas e o processo de evaporação é maior, o que proporciona mais água na atmosfera e consequentemente mais chuva e todo o transtorno que temos presenciado nos últimos dias.

    O que pode significar esse aquecimento da água dos oceanos, que não é só um privilégio do oceano Atlântico em frente ao nosso território, mas um processo global que ou é resultado da modificação do clima no planeta, ou uma das razões dessa modificação? Que estamos vivenciando uma modificação climática em nível global isso estamos. Era glacial, ou aquecimento global produzido pelo homem, os cientistas do clima ainda não têm certeza.

Quem estiver interessado em se aprofundar no assunto pode dar uma navegada até o excelente trabalho da revista Veja.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mamãe Sempre Disse: - Coma Devagar Para não Engordar Meu Filho!


    Meus amigos, a constatação de que nossas mães sempre estiveram certas com a sabedoria popular foi comprovado. Comer devagar, ou mastigar bem os alimentos antes de engoli-los ajuda a não engordar. A comprovação científica será publicada na revista super importante da Endocrine Society, Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, em trabalho científico que demonstrou que a ingestão lenta, ou uma maior mastigação dos alimentos, aumenta os níveis de hormônios intestinais anorexígenos – PYY (peptídeo YY) e GLP-1 (peptídeo similar ao glucagon). O aumento destes peptídeos leva a um efeito de saciedade que ajuda no que diz respeito a se comer menos e com isso não aumentar o peso.

    Então pessoal vamos mastigar mais os alimentos e procurar comer sempre devagar, porque quem come rápido não sacia a fome e acaba comendo demais.

Quando Sobreviver é o que Importa


    Nos últimos dias temos visto o terror e o sofrimento que se abateram sobre o povo haitiano. Dois grandes terremotos num pequeno espaço de tempo, gente soterrada, muitas mortes e uma comoção enorme que atinge praticamente todo o mundo. Mas também não deixamos de perceber a violência e a briga por comida e combustível que começou pouco tempo após o primeiro tremor. Por que em meio a tanto sofrimento as pessoas se tornam tão violentas a ponto de só obedecerem quando são ameaçadas por soldados armados?

    Bem, é a fome, poderia eu responder. No entanto, não é só isso. Tem também o medo, que envolve não só a fobia por não saber o que irá acontecer, mas também por poder morrer de fome. Então aflora no ser humano aquilo que chamamos de instinto, ou aquilo que nós os desenvolvidos, os inteligentes, achamos só existir em animais. Contudo, o instinto está em nós e ele vai nos levar a agir como animais irracionais, pois a parte mais baixa de nosso cérebro, ou mesencéfalo, irá nos colocar em luta pela sobrevivência, mesmo que isso implique em brigar contra crianças, mulheres e idosos por um pouco de comida. Poderia dizer que o instinto de sobrevivência nos torna irracional.

    Pensar que podemos agir de forma irracional é algo que nos incomoda, mas é a pura realidade, principalmente quando nos vemos ameaçados, ou quando alguém que gostamos se encontra sob ameaça. Isso não é ruim e mostra claramente quem somos nós, pois nos coloca na escala de animais, somente com um grau acima e que grau – a inteligência!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Que Calor é Esse?


    Que existe muita discussão sobre o aquecimento do planeta e se realmente isso está ocorrendo nós já sabemos, mas que está quente isso tá! Olha, vivo aqui nesta terra chamada Niterói há bastante tempo e a cada ano que passa a coisa vai ficando pior. O calor este ano está de matar camelo do Saara. Como está quente!

    Não sei o que está acontecendo, mas se este calor for resultado do aquecimento global a coisa está feia. E se realmente for o aquecimento global a tendência é piorar e vou só dizer uma coisinha: - Vou me mudar para a Antártida! Na verdade está muito quente, entretanto, o que me parece é que nós estamos tentando piorar a coisa, pois nossas cidades estão a cada dia que passa se transformando num mar de prédios – que impedem a circulação do ar -, como também num mundo de asfalto sem áreas verdes. Com isso o calor fica pior.

    Se for o aquecimento global o responsável por estarmos numa sauna ao ar livre então já passou da hora de fazermos alguma coisa, porque se piorar vira calamidade pública. Coitado dos idosos e dos obesos. O dia-a-dia nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro é de 37 a 40ºC, sendo que no sol a sensação térmica vai a 50ºC.

    Haja água e ar-condicionado para conseguirmos sobreviver!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uma Carreira Promissora que se Vai... .


    Bem, estou falando do jogador Jobson do Botafogo. Jovem, com 21 anos, de origem humilde, menino pobre que veio tentar a vida como um jogador de futebol num clube grande do Rio de Janeiro, consegue chegar ao time principal, se torna titular e faz gols decisivos em três jogos do brasileiro, passa a ser cobiçado por outros times e ai o mundo desaba sobre ele. Tinha tudo para ter um final feliz, mas... .

    Uma história que parece comum, ou mesmo o roteiro de um filme de sofrimento, mas é a vida real de um cara que sucumbiu, como tantos outros jovens têm sucumbido ao mundo das drogas. Foi pego em dois exames antidopings após duas partidas do brasileiro do ano passado como tendo utilizado cocaína. Vale dizer que quando o atleta é pego uma vez ele vai a julgamento e é suspenso e se for pego novamente é banido do esporte. No caso dele que foi pego duas vezes poderia ter sido banido, mas ontem no julgamento optaram por lhe suspender do futebol por dois anos. Bem, isso para ele pode até significar banimento.

    O caso do Jobson, como vários outros – Casagrande, Maradona -, só pra citar dois famosos, demonstra que as drogas estão em todos os lugares e por que não no esporte? Jobson, orientado pelos advogados, alegou que havia consumido crack e que não sabia ser o crack cocaína. Acharam os tolos advogados que com este argumento iriam demonstrar a inocência do rapaz e com isso conseguir o perdão do tribunal.

    Acho que o tribunal agiu bem, apesar de não ser uma decisão fácil, mas se não se faz isso o exemplo ruim é que fica. Essas punições têm que ser exemplares para que fique bem claro que pelo menos no mundo do esporte as drogas não vão entrar e que esportista que se preze não passa nem perto de drogas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fiquei Mais Velho!

    Na semana passada fiquei um ano mais velho e tirei algumas fotos que vou mostrar a seguir:



No Hospital com a rapaziada



Os meninos e a namorada Alexandre



Alexandre e Daniel



Eu com Alexandre e Daniel



Eu e Rubinho



Eu e Auxiliadora



Todo mundo junto



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Entramos de Vez no Primeiro Mundo!


    Vejam vocês que o Brasil hoje já pode ser considerado um país de primeiro mundo. Verdade! Ou será que não? Bem, pela quantia que nosso presidente está enviando como ajuda humanitária ao Haiti – 15 milhões de dólares -, não poderíamos pensar diferente. Estamos enviando mais dinheiro que a ONU e que outros países desenvolvidos. Olha, o terremoto no Haiti foi algo desastroso, terrível, ou qualquer adjetivo que queiramos usar; mas temos condições de enviar tanto dinheiro assim?

    Acho que qualquer um mais lúcido tem a noção de que o Brasil tem focos de pobreza, áreas de fome e situações de catástrofes que precisam ser solucionadas. O Rio Grande do Sul espera por dinheiro para reconstrução e pelo visto vai demorar a receber, porque o governo federal tomou como prioridade o Haiti. Tomara que as chuvas diminuam e que não tenhamos novas enchentes.

    Bem, o que está por trás disso tudo é o interesse ridículo do governo brasileiro em arranjar uma cadeira no conselho de segurança da ONU. Algo que Fernando Henrique tentou, mas não foi tão fundo como o Sr. Lula, pois este não só mandou soldados para o Haiti – força de paz da ONU -, como agora está enviando recursos financeiros que fazem falta em nosso pobre território.

    Até quando vamos viver essa loucura desvairada pelo poder? Pobre de nós que com impostos absurdos contribuímos para a loucura desenfreada de um pseudo-ditador que deseja sair do governo - ou acho que não deseja -, como aquele que colocou o Brasil no conselho de segurança da ONU independente do custo que isso represente.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Explosão no Espaço pode Acabar com Vida na Terra!



Olá pessoal! Surrupiei este título do site de notícias terra, no link: clique aqui.

Não é incrível? Imaginem vocês que uma estrela (veja foto acima) em que se imaginava estar longe da gente, hoje se sabe que está bem mais perto, isso principalmente depois que "operaram a catarata" do Hubble e ele fotografou a tal da T pyxidis que está a pouquíssimos 3260 anos luz da Terra. Os astrônomos que anunciaram a descoberta classificaram de uma bomba relógio, pois a explosão dessa estrela pode vir a destruir a camada de ozônio da Terra e com isso seria o fim de qualquer forma viva no planeta, porque os raios solares simplesmente torrariam tudo.

    Vejam como é interessante. Mesmo estando a 3260 anos luz de distância de nosso planeta, o que quer dizer que para chegarmos lá teríamos que viajar por 3260 anos na velocidade da luz, ou seja, a 300 mil quilômetros por segundo, algo que parece extremamente longe, mas não é em termos de Universo. Com a explosão dessa estrela aparentemente longínqua, que vem ganhando massa e irá explodir quando atingir 1,4 vezes a massa de nosso sol, a energia liberada será 10 milhões de vezes maior do que a explosão de uma nova – quando uma estrela comum termina sua vida útil.

    A boa notícia é que isso só deverá ocorrer daqui a 10 milhões de anos e até lá... .

Quando falamos que tudo está ligado mesmo parecendo distante e não exercendo nenhuma influência aparente, temos este exemplo como a pura verdade da ligação completa em todos os níveis da existência.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vinte Dez – Perspectivas para o Ano Vindouro


    Não é medição de visão, como usam os oftalmologistas – dez dez, ou vinte vinte -, mas copiando os práticos americanos, conforme um amigo meu diz: Feliz vinte dez! Isso mesmo está começando uma nova década dentro do século XXI e várias perspectivas se encontram à nossa disposição, ou melhor, à disposição daqueles que governam o mundo.

    O mundo como já se sabe vai de mal à pior, mas se o dinheiro está dando, ou se ainda estamos vivos e nosso time está ganhando; então tudo bem... . Bem, e as perspectivas mais evidentes, quais são? Várias, por exemplo:

    - Estamos transformando a Terra numa panela de pressão e o clima não pára de esquentar e as tempestades se sucedem e o frio em algumas regiões bate recordes e enchentes e mortes e desabamentos e tudo mais... . Até quando?

    - A política no mundo vai também de mal à pior e cada vez mais incompetentes assumem o poder. Que loucura!

    - No Brasil a política é um jogo de corruptos em busca do dinheiro perdido, ou melhor, escondido. Até quando?

    - O terrorismo vai continuar como sempre atuando e matando quem não tem nada a ver com o problema, ou seja, inocentes.

    - As guerras continuarão camufladas em campanhas de ocupação como no Afeganistão, Haiti, Iraque e por aí vai... .

    - A fome vai continuar afetando países como Brasil, sim Brasil - viu Srº Lula -, Índia e praticamente toda a África.

    - No Brasil a violência continuará sua escalada e mais mortes, assaltos, roubos, sequestros e tudo mais que já conhecemos muito bem.

    - Ainda no Brasil a educação continuará péssima e como será ano de eleição iremos ouvir falar muito de investimentos nesta área, mas dinheiro de verdade o que seria bom, ai nada... .

    - Mais uma vez teremos copa do mundo de futebol e o ano passará rápido, pois não trabalharemos esperando a copa e durante a copa. Quando a copa acabar continuaremos a não trabalhar por dois motivos: ou porque ganhamos e assim teremos que comemorar, ou porque perdemos e ficaremos a lamentar em várias conversas e acusações.

    - Sim teremos eleições e isso também fará o tempo voar e perderemos tempo vendo imbecis na TV em programas obrigatórios ridículos com promessas absurdas e infundadas.

    O mundo vai ser diferente em vinte dez, pois já está diferente hoje e fica diferente a cada dia que passa. Mas as mazelas vão continuar as mesmas, sendo que aqui na nossa banda, ou no nosso quarteirão do mundo a música que toca é diferente e não música boa que afaga os ouvidos e sim um agudo persistente e doloroso que nos leva à surdez.

    Um abraço e Feliz vinte dez! Que seja tudo invenção minha e tudo flua diferente.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca