domingo, 28 de fevereiro de 2010

Enquanto isso o Lula passeia em Cuba


    Na semana passada o nosso bravo presidente andou fazendo turismo em Cuba. Visitou o comandante eterno e mor Fidel Castro, que está com cara de demente – aliás, sempre teve esta cara -, e pra variar falou um monte de besteiras. Coincidiu com a sua visita a morte por greve de fome de um preso político chamado Zapata. Isso mesmo, um preso político que morreu em consequência de greve de fome!

    Quando perguntado sobre o fato o nosso bravo presidente disse que lamentava e que nada pode fazer porque o Zapata não lhe pediu ajuda. Legal! Também quando inquirido sobre uma possível carta do preso dirigida a ele disse que não recebeu a tal carta porque esta não havia sido protocolada. Legal! Quando perguntado o que ele achava do governo cubano ter impedido manifestações de protesto contra a morte de Zapata e de ter feito prisões entre familiares do preso para impedir tal ato disse que nada sabia sobre o fato e que os jornalistas estavam querendo colocá-lo em uma furada. Legal!

    O que não é cabível é um país como o Brasil que se coloca no cenário mundial como um país democrático ficar de firulas com líderes fascistas como os senhores Raul e Fidel e não esboçar o menor protesto com a morte do preso político Zapata. Aliás, que pisada na bola do nosso presidente e do nosso governo, pois se veste de democrático e tem atitudes contrárias a isso e se bandeia pro lado de fascistas clássicos. Imaginem vocês se a chefona ganhar as eleições, aonde irá parar? E nós... .

    Vamos deixar de anestesia e passar a protestar contra a falta de atitude de nosso governo que parece ter apoiado a morte por greve de fome do Zapata. Bem, quando os bravos defensores da esquerda tiveram que defender o terrorista italiano em greve de fome a coisa foi diferente. Foi ou não foi ministro da justiça?

domingo, 21 de fevereiro de 2010

As Sombras que Ameaçam Nosso Futuro


    O futuro nacional se vê sob risco premente quando avaliamos a falta de planejamento que se abate sobre nós. Hoje somos grandes exportadores, mas sim e essencialmente de matérias-primas e não de produtos industrializados. Exportamos açúcar, petróleo, minério, café e pouquíssimos produtos como automóveis, máquinas, computadores, tecnologia e por ai vai... . Ah, esqueci que somos talvez o maior exportador de jogador de futebol do mundo!

    Entretanto, o problema não se restringe somente à exportação, mas também no que diz respeito a uma melhor distribuição da renda, pois hoje se prioriza colocar indivíduos mal-formados nas universidades, como se isso fosse à forma de melhorar a qualidade de vida desses. O que é preciso é uma modificação radical na educação pública, com amplo acesso para todos e melhora do nível com investimento em professores, estrutura e material didático. Um aluno bem preparado não precisa de ajuda para ingressar na universidade. O aspecto educação é primordial na formação de um país saudável e com pungência para enfrentar o mundo.

    Hoje formamos bons profissionais – engenheiros, médicos, advogados e outros -, mas faltam opções para se aproveitar esses indivíduos bem preparados, que são lançados no mercado a partir de "ilhas" de excelência que ainda existem no sucateado parque educacional do país.

    O problema da terra e da chamada reforma agrária é algo ainda tratado de forma ideológica por muitos, com ideais retrógrados que remontam ao início do século passado. A estupidez ideológica aliada a prováveis benefícios do poder, além de financeiros impelem massas de ignorantes numa luta irresponsável por algo que nem imaginam ser. Estão, na verdade, lutando pelos ideais de outros. Isso coloca o país em risco por total falta de visão do "monstro" que está por nascer debaixo de determinados movimentos ditos sociais.

    Outro ponto que sombreia nosso futuro é a total falta de assistência social que desampara cidadãos que não têm a noção da responsabilidade do estado. Ficam a mendigar assistência, quando na verdade deveriam estar por exigir o que precisam. Os países europeus descobriram a necessidade de oferecer uma assistência plena a cidadãos carentes logo após a segunda guerra mundial. Naquele momento melhorar a qualidade de vida da população foi um passo importante no controle de um povo carente e revolto. Aqui, nós precisamos de projetos sérios, não eleitoreiros, que não só amparem a quem precisa, mas também lhes exija uma qualificação e melhora de nível, de modo que possam crescer e contribuir para o crescimento do país.

    Precisamos abrir espaços para que pessoas sérias e competentes possam chegar a cargos políticos, onde hoje só vemos incompetentes, exploradores e as notícias recentes nos dão conta de que corruptos estão mandando no país em todos os níveis – mensalões, dinheiro na cueca, na meia e etc.. Temos que modificar o paradigma que se infiltrou em todo e qualquer processo eleitoral que seja – vale mais a esperteza, o "toma lá dá cá" e qualquer outra forma de ser ou fazer, desde que se ganhe as eleições. Competência, seriedade, qualificação, ou qualquer outro pré-requisito verdadeiramente importante, não importa!

    Na verdade poderia enumerar uma série de coisas e fatos que ajudam a sombrear o nosso futuro, mas acho ter apontado os principais, pois sem Homens e Mulheres preparados não existe futuro; assim como também se estes não estiverem nos locais apropriados – como políticos, por exemplo -, de nada adianta. Controlar a assistência social é fundamental para se preparar a semente que poderá fazer soprar para longe as sombras que nos ameaçam. Chega de movimentos sociais com ideais políticos e revolucionários, como também chega de uma classe política despreparada e corrupta, que só pensa em se locupletar com o dinheiro de todos nós.

    Vamos clarear nosso futuro!

O Brasil não é um País Sério!


    Desde pequeno ouço uma afirmação e a realidade infelizmente só tem comprovado ser esta verdadeira. Parece que foi o Charles de Gaulle quando nos anos 60 durante uma crise diplomática entre Brasil e França que disse a seguinte frase: "Le Brésil n'est pas um pays sérieux" – "O Brasil não é um país sério". Sempre me incomodou muito isso, mas quando abro os jornais e vejo o que foi feito em relação ao "inchaço" da máquina pública pelo governo Lula nos últimos 7 anos fico muito preocupado. Simplesmente houve um aumento absurdo de pessoal alocado na presidência da República, na AGU (431 %) e em outras áreas burocráticas, enquanto na saúde o aumento foi de ridículos 0,5 %, na educação 19 % e na previdência também um escárnio. Nada foi feito para melhorar o atendimento à população, porém muito feito para dar emprego aos apadrinhados, que além do emprego tiveram os maiores aumentos do funcionalismo público. Um gasto desnecessário que deverá ser pago pelo próximo governo e sabem como? Aumentando impostos!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Crime Compensa!


    Triste afirmação, mas uma realidade. Há três anos vivemos momentos de barbárie quando o menino João Hélio foi brutalmente assassinado ao ser arrastado por sete quilômetros no próprio carro da família, que havia sido roubado minutos antes. A comoção tomou conta da sociedade e a repercussão ultrapassou os limites de nosso território e atingiu países mundo a fora. Os monstros foram presos e entre eles havia um menor de 15 anos. Por que então dizer que o crime compensa? Simplesmente porque esta semana fomos brindados com a notícia de que esse menor estaria sendo solto e ficaria sobre cuidados de uma ONG. Será isso possível?

    Que exemplo, pergunto eu, está sendo dado à sociedade? Uma demonstração de que participar de um crime bárbaro não basta para se condenar um menor – isso no Brasil! Lembro que na Inglaterra um menino de cerca de 10 anos conduziu uma menina à morte numa estrada de ferro e foi condenado a prisão perpétua. E olha que as provas foram às filmagens do menino com a menina na linha do trem. Foram os ingleses exagerados? Acho que não, pois o exemplo vingou e correu mundo. A índole desse menino inglês talvez nunca mude e o mais importante é o exemplo que fica.

    Já em nosso caso o menor não estava sozinho, pois pertencia a uma gangue e participou ativamente de todo o episódio do crime. Por que premiá-lo com a liberdade? Que exemplo está se passando a outros menores que resolvem entrar no crime? Mate e faça o que quiser, pois como é menor, mesmo que seja preso sairá em pouco tempo e ainda vão lhe tratar como uma vítima da sociedade. Coitada da família do João, porque esta sim foi vítima e nunca terá o apoio suficiente que traga de volta o seu ente querido.

    A revisão desta política judiciária brasileira se faz imperiosa, porque senão estaremos verdadeiramente perdidos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Big Brother – Vale a Pena?


    Já convivemos com o reality show "Big Brother" (BB) há 10 anos. No início tudo era uma novidade e muita gente ficou interessada no que era aquilo. Hoje, 10 anos após acho que o programa já deu o que tinha que dar e no jargão popular "encheu o saco". A audiência foi enorme no início, aumentou ao longo dos anos e acredito que as perspectivas estão muito ruins este ano, pois o que podemos ver é uma exagero nas apelações.

    Quem mais se preocupa em assistir ao BB hoje? Crianças entre 10 e 16 anos. Não é terrível! Sim, muito terrível, pois com a preocupação em apelar para angariar mais audiência aqueles que mais "sofrem" são os jovens que não têm condições de assimilar ou reagir adequadamente ao bombardeio violento das informações emitidas pelo BB. No atual programa foram colocados propositalmente homossexuais – uma lésbica e dois gays -, além de um bando de pessoas pervertidas que aceitam se mostrar para ficarem no programa.

    Por que resolvi escrever sobre tudo isso? Porque o abuso está demais! Estão ocorrendo cenas de simulação de sexo em grupo, homossexualismo, "Strip-tease" e uma série de outras coisas que não acrescentam em nada para a cultura e o desenvolvimento da pessoa. Não sou moralista, nem ao menos assisto ao programa, mas a partir do que tenho lido nos jornais tenho estado a par de tudo que vem acontecendo. O que li recentemente realmente me chocou. Quando penso nas crianças assistindo a tudo isso fico chocado.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Prisão? Xixi na rua pode?


    Bem, temos visto uma série de prisões todos os dias por as pessoas estarem urinando na rua. Acho correto, pois urinar na rua é muito feio e não venham dizer que pro homem é fácil e coisa e tal... . Acho uma grande falta de educação. A cidade fica suja, um cheiro de urina terrível e invariavelmente as pessoas são obrigadas a ver o "pinto" dos outros. Imagina a sua mãe se deparando com um marmanjo urinando e calmamente colocando o "pinto" pra dentro sem a menor cerimônia? Sem graça!
    Agora, o que tem se discutido é se urinar na rua dá prisão, por que um monte de gente que rouba, trapaceia, se apodera de dinheiro público e etc. não vai diretinho pra prisão? Deveria ir, mas o nosso país é estranho e também invariavelmente as leis não são cumpridas.
    Acho que urinar na rua é passível de prisão como também uma série de outras contravenções e crimes. Vamos prender os mijões e também aqueles que estão fazendo uma série de coisas erradas, mas escondidos. Vamos prender aqueles que fazem xixi em nossas cabeças e em nossa honra.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mensalão do DEM, do Lula e Outros... !


    Estamos assistindo, porém não mais estarrecido como no início, aos episódios do mensalão do DEM, ou do governo do Distrito Federal. Se não fosse trágico seria cômico, mas uma coisa é certa – coisa muito triste! O que existe de diferente no mensalão do DEM em relação ao mensalão do Lula? Nada, pois foram utilizadas as mesmas técnicas de suborno e do mesmo jeito foi descoberto. Ah, sim, tem diferença, porque no mensalão do Lula não se filmou os deputados pegando a grana e a enfiando em cuecas, meias e bolsos.

    Bem, mas existem diferenças sim e que diferenças! No mensalão do Lula alguém foi preso? Se foi não me lembro, mas com certeza o cabeça da trama não foi, como vimos ontem o Sr. José Arruda se entregando à Polícia Federal. Lula, José Dirceu e outros fizeram estágio na cadeia?

    O PT tenta se mostrar o certinho na história do mensalão do DEM, mas sua imagem foi tão maculada com o mensalão do Lula que não dá para posar de bom moço justo agora e com fatos semelhantes. O grande problema é que vivemos em meio a vários mensalões, que começam nas câmaras municipais e ascendem até o poder central em Brasília. São "mesadas" de empresas de ônibus, empreiteiras, construtoras, grandes empresas e por ai vai... .

    Lula estava certo quando disse não saber de nada sobre o mensalão que sujou o seu governo, pois pelo menos se fazendo de bobo, ou de enganado, talvez consiga passar para a história como o presidente que escapou do impedimento por ter sido vítima. O Bill Clinton não conseguiu? E olha que lá ao norte o caso foi de sexo no poder, literalmente. Acho que o Bill não escaparia do impedimento se a história fosse de mensalão. Mas no Brasil... !

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Parece que essa os americanos tiveram que engolir!


    Recebi da colega Heloísa e como diz respeito ao Cristóvam Buarque, nosso querido senador, resolvi postar no blog para divulgar.

 ESSA CALOU OS AMERICANOS!
 SHOW DO EX-MINISTRO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

 Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos!

 Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.
O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.
Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:
"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O  petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de
aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se p ode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!"

Olha, o calor está demais!

calor 1Eu vivo aqui em Niterói há bastante tempo e não gostaria de precisar quanto, mas não me lembro de um verão tão quente quanto este. Tá de fazer camelo procurar sombra pra beber água.
Verdade, estamos vivendo num clima desértico, com baixa umidade e muito, mais muito calor mesmo. Tem sido um suplício andar vestido, isso mesmo, de roupa, sapato, meia e tudo mais sob este sol de lascar.
Será resultado do aquecimento global? Espero que não, pois se for isso vai se tornar rotina todo o ano e eu acho que não vou conseguir me adaptar. Acho que não nasci para tanto calor assim!
Bem, só nos resta suar, suar e suar… . E tome água pra dentro.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Caça aos Tubarões


    Outro dia capturaram no Vietnã um tubarão de cerca de 5 metros que estava aterrorizando as praias da região. Tiveram que oferecer uma recompensa de R$ 1000,00 em nossa moeda para estimular caçadores a executar o serviço. E será que não estamos precisando estimular em nosso território a caça aos tubarões?

    Bem, pelo que me consta somente nas praias do Recife, especificamente na praia de Boa Viagem e cercanias ocorrem frequentes ataques de tubarão, mas acontece que não estou falando de tubarão bicho e sim de tubarão homem. Em nosso território, aliás, todo o território, com variações de intensidade, uns lugares mais e outros menos, ocorrem muitos ataques de tubarões. Estamos sendo devorados aos poucos, ou melhor, o Brasil está sendo devorado aos poucos por tubarões vorazes que se mostram insaciáveis quando o assunto é se dar bem e dinheiro público.

    É chegado o momento de caçarmos esses tubarões que de forma predatória estão acabando com um animal em extinção em nossa área: o homem honesto! Apesar de parecerem fortes, agirem de forma sorrateira e terem um bom faro para propina, ultimamente alguns desses tubarões têm caído em armadilhas simples. São facilmente atraídos por maços de dinheiro, pois parece que sentem o cheiro das verdinhas bem de longe e então são filmados, pois perdem a noção de segurança por completo quando se aproximam delas. Ficam completamente enlouquecidos na presença de dinheiro.

    Tal qual tubarão bicho, o tubarão homem fica obcecado pela presa quando a detecta e não pára de atacar enquanto não a destrói, ou melhor, a adiciona ao seu patrimônio. Como disse anteriormente está na hora de colocarmos um ponto final a isso tudo e começarmos a moralizar este país. A caça aos tubarões tem que ser empreendida de forma feroz, ou seja, na mesma proporção com que eles estão atacando a nós, presas fáceis num mundo corrompido.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Coisa de Velho?


    Estava hoje pela manhã, aliás, que calor, em meu carro - este sim geladinho com o ar-condicionado no número dois -, passando pela praia de Icaraí e olhando aquela bela paisagem da cidade do Rio de Janeiro, em especial o Pão de Açúcar e o Corcovado, quando ouvindo o rádio do carro ligado na CBN um comentarista, que não me lembro o nome, começou a falar sobre novidades da internet.

    Bem, por que estou falando sobre esse assunto? Obviamente porque o comentário do tal comentarista – sem menosprezo - foi muito interessante e tem tudo a ver com o nosso comportamento quando navegando pela internet. O que está acontecendo então? Uma mudança de comportamento. Blog, como este que gosto de nutrir com textos trabalhosos, mas também prazerosos, estão se tornando coisa de pessoas mais velhas. Isso mesmo, o jovem não tem paciência de ler os textos dos Blogs, pois os acham muito longos. Que coisa! Será preguiça de ler? Isso vem se tornando epidêmico entre os nossos jovens, que querem a coisa pronta e rápida. Outra informação é que as pessoas estão preferindo acessar a internet através de dispositivos móveis – viu Daniel - e que não querem mais utilizar emails.

    Não é uma baita mudança de comportamento daqueles que navegam na internet? O pior e o que me fez rir ao volante, tal qual criança quando recebe cócegas na barriga, foi a afirmação do comentarista de que Blog já é coisa de velho. Estou mesmo velho... .

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Escrevendo Sobre a Vida


    "Viver!

E não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
"Um eterno aprendiz...".

Viver e não ter a vergonha de ser feliz! Como cantou o Gonzaguinha e, muito bem o fez, mandou aos ares a idéia da dificuldade em se ser feliz. Tudo isso porque criamos a noção de que temos que ser felizes e vivermos sem problemas e sem confrontos. Será?
A infelicidade é proporcional a idéia que temos em relação a nossa possível felicidade. Conviver é muito difícil e às vezes transforma nossos pensamentos em algo torturante que fustiga nossa mente. Não tenho dúvidas sobre o quanto é difícil viver e como expressou lindamente o Gonzaguinha nas linhas acima, tudo é belo, frustrante e viver nada mais é do que aprender, ou seja, somos eternos aprendizes.
O problema é que viver é traumático e gera frustrações que têm de ser trabalhadas e administradas.

"Ah meu Deus!

Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita

"E é bonita..."

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca