quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Caras Pintadas


            Nos últimos dias houve uma manifestação em frente ao Congresso Nacional em Brasília feita por estudantes com “caras pintadas”, protestando contra o abusivo aumento de sálario dos deputados, senadores, ministros e presidente da República.
            Essa manifestação parece ter passado em branco devido as festas de final de ano, mas pode ser a semente de algo que deve ser praticado pelo cidadão brasileiro, que é usar do direito de protestar contra políticas erradas praticadas pelo legislativo, executivo, ou qualquer outro órgão, ou mesmo instituição que venha a usurpar nossos direitos e a combalida economia nacional.
            O povo brasileiro protestou através dos “caras pintadas”em 1992 contra o governo Collor, mas parece que se esqueceu desse direito. Tivemos “mensalão”e uma série de casos de corrupção e roubo do dinheiro público sem que ninguém se indignasse a ponto de protestar com intensidade.
            Que venham os “caras pintadas”, que são estudantes que herdarão o país e com a graça de Deus, que venham outros no bojo de um movimento de protesto que assole todo o país e mude atos como esse do aumento dos salários.
            Protestar demonstra indignação e também que estamos atentos a tudo e, principalmente, prontos para reagir. “Caras pintadas”já!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Céus de Chumbo!


    Já falei disso aqui, não me lembro de exatamente quando, mas pode ter sido no início do ano quando as chuvas arrasaram Niterói e adjacências. Os últimos dias têm sido de céu cor de chumbo. Verdade, quando olho para o céu só vejo nuvens escuras e pesadas a transitar por cima de nossas cabeças e a chuva a cair intermitentemente. Que loucura!
    Com certeza estamos experimentando as primeiras modificações climáticas em decorrência da ação do homem, ou talvez, uma possível mudança de era glacial. Vejam vocês: nevascas terríveis afetando todo o norte do planeta – desde os Estados Unidos, incluindo estados em que nunca houve nevascas, como a Carolina do Sul; até a Ásia, Europa e tudo mais ao norte do nosso mundo. E incrível, ocorreu uma pequena nevasca numa cidade australiana, que está em pleno verão.
    As calotas polares estão derretendo e o frio intenso no hemisfério norte é sim consequência do aquecimento global, como mostraram alguns estudos recentes. O gelo no Ártico no verão está diminuindo intensamente, como também na Antártida, ocorrendo um aquecimento da água dos oceanos, que em alguns lugares fica mais quente que a atmosfera, gerando toda essa confusão no clima.
    Então imaginem o seguinte: nunca mais teremos o tempo como o conhecemos no passado, pois as estações ficarão mais intensas, com fenômenos da natureza cada vez piores
e¸ como consequência mais tragédias em decorrência de tempestades monstruosas, ventos fortíssimos, inundações, desabamentos, furacões, tufões, tempestades de neve, morte pelo frio e tome confusão... .
    Talvez ainda dê tempo de interromper todo esse aquecimento, mas eu sinceramente não acredito e estou me preparando para o pior. Os céus serão de chumbo e vieram para ficar.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Que Será de Nós?


    Mais um ano se passou e continuamos vivendo eternas mazelas. Não consigo acreditar que continuaremos a conviver com tudo isso e, pior, aceitar o que não paramos de ver ao longo dos anos – muita safadeza, imundice, mediocridade e falta de respeito com aquele que paga a conta.
    Já passou a hora de tomarmos uma atitude e nos levantarmos contra tudo isso. Sinto-me enojado de abrir jornais e ver notícias que falam de corrupção e mal uso de dinheiro público. Sempre me pergunto até quando? Não pretendo desistir, mas tenho que dizer que às vezes dá vontade. Parece que agir de forma errada é o certo, pois por aqui a pilantrice dá certo.
    Sempre procurarei escrever sobre esse tema, porque um dia o efeito virá e eu verei que o remédio deu certo. Este remédio é amargo, contudo, ultra necessário. Ainda acho que a solução está na tão comentada educação. Comentada porque todos falam dela, mas nada é feito e continuamos nos vangloriando de termos passado da posição 55 para 53 no ranking dos países que melhor tratam a educação.
    Enquanto tivermos na condição de dar esmolas ao povo, ao invés de oportunidades, continuaremos a ver manchetes como a que não nos cansamos de ver em nossos jornais dia após dia.
    Educação já!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Ano Está Acabando

    Bem, o ano de 2010 está finalmente chegando ao fim. Posso dizer que nem percebi direito os dias, feriados, finais de semana e, todo o ano, passar. Como foi difícil para mim este ano de 2010! Mas felizmente passou e eu o estou superando.

    O final do ano chega e os velhos problemas se repetem. Chuvas de verão de forma sempre intensa, alagamentos, mortes, desabamentos e tudo que já estamos cansados de viver. Quando é que ficaremos livres dessas tragédias de verão e hoje em dia até de outono? Quer saber, acho que nunca mais. Nós não temos vulcões, terremotos, nevascas, avalanches, furacões, tufões, tsunamis, entretanto, temos temporais terríveis e enchentes quase que diárias, que não matam intensamente como os fenômenos acima, contudo, complicam e muito as nossas vidas.

    Mais um ano que se vai e para mim sem deixar saudades. Um ano que não volta mais e que leva com ele várias tragédias, muita violência e medo e, principalmente, um temor com o que virá daqui por diante. Governo novo e os velhos problemas e riscos são as maiores preocupações.

    No entanto, gostaria de desejar a todos que me seguem e que leem o meu blog um FELIZ NATAL e um excelente ANO NOVO. Muito obrigado por vocês estarem comigo e compartilharem de meu dia a dia. MUITA SAÚDE E PAZ A TODOS!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Hipotireoidismo – Perguntas Frequentes

    Muitos pacientes têm dúvidas sobre a doença hipotireoidismo, por isso resolvi responder a várias perguntas para tentar sanar algumas dessas dúvidas:

    - Se eu estiver doente, com uma infecção na garganta, por exemplo, e tiver que tomar um antibiótico, eu devo interromper o uso do hormônio da tireoide?

    Resposta: Não. Em vigência de qualquer infecção, ou mesmo um quadro de diarreia, ou qualquer outro problema em que tenha que utilizar qualquer medicamento, nunca interrompa o hormônio tireoidiano (Puran T4, Synthroid, Euthyrox, Levoid). São nesses momentos de risco, em que o organismo está enfrentando uma infecção, por exemplo, que mais precisamos dos hormônios da tireoide.

    - Se eu tiver que sair de casa para uma festa, ou ir a uma comemoração onde tenha a intenção de beber bebida alcoólica, devo deixar de tomar o hormônio tireoidiano neste dia?

    Resposta: Não. Nunca deixe de tomar o seu remédio, mesmo que vá beber bebida alcoólica mais tarde. Entretanto, beba sempre com moderação.

    - É verdade que o hormônio da tireoide deve ser tomado em jejum?

    Resposta: Sim, sempre em jejum e se deve esperar pelo menos 20 a 30 minutos para tomar o café da manhã. Isso é necessário, pois os alimentos interferem na absorção dos hormônios da tireoide.

    - Por ter hipotireoidismo devo fazer alguma dieta especial?

    Resposta: Não. A única coisa que o paciente com hipotireoidismo deve fazer religiosamente é tomar o seu hormônio em jejum diariamente.

    - Por ter hipotireoidismo eu posso fazer exercícios?

    Resposta: Sim, deve viver uma vida absolutamente normal.

    - O hipotireoidismo é causa de obesidade?

    Resposta: Não. Se o paciente que tem hipotireoidismo não estiver corretamente tratado pode ocorrer um ligeiro ganho de peso, ou mesmo até uma dificuldade em se perder peso, mas hipotireoidismo não é causa de obesidade.

    - Devo interromper o hormônio da tireoide se engravidar, visto que na gravidez devemos evitar qualquer medicação?

    Resposta: Não. A mulher com hipotireoidismo que engravida deve ir logo ao seu endocrinologista, porque este irá aumentar a dose do hormônio da tireoide, pois a criança, principalmente nos três primeiros meses da gestação, usa somente o hormônio tireoidiano da mãe devido sua tireoide ainda não estar formada. Isso é tão importante, que o primeiro, a saber, da gravidez da mãe com hipotireoidismo deve ser o seu endocrinologista.

    - Caso me esqueça de tomar o remédio um dia o que faço?

    Resposta: Se for somente um dia não tem problema, mas mesmo assim pode tomar quando se lembrar. Nunca tome a dose dobrada no dia seguinte caso tenha esquecido de tomar no dia anterior.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

De Volta à Vida Novamente

    Bem, acho que tenho que voltar ao normal em minha vida. Mas para que isso ocorra de verdade preciso voltar a sentir gosto por escrever e é isso que está ocorrendo no momento. Estou sentindo novamente a vontade de voltar a escrever, o que em realidade é algo que realmente gosto muito de fazer.

    Passei por momentos difíceis e tristes, os estou "digerindo"; por isso não quero mais falar de tristezas, pelo menos por enquanto, e procurarei encontrar razão para praticar a vontade de viver, em especial num mundo melhor. Vou tentar fazer, ou melhor, mostrar como podemos viver mais e melhor, através de ensinamentos básicos que a medicina moderna e a experiência de vida, enquanto médico me ensinou.

    Hoje sou muito questionado sobre a melhor forma de se evitar dois grandes males da vida moderna: A obesidade e o diabetes. Já fui falar sobre esse tema em reuniões de clube, em palestras para leigos e até para outros médicos. Vejo isso com bons olhos, pois acho que tanto a obesidade, quanto o diabetes têm que ser atacados com informação e conhecimento. Atualmente estamos vivendo uma epidemia de obesidade e diabetes e somente com muita informação poderemos atingir as pessoas que estão sob risco.

    Recentemente saiu um artigo científico numa das mais conceituadas revistas médicas – New England Journal of Medicine -, relacionando pela primeira vez o sobrepeso e a obesidade com risco de morte. Ficou evidente que tanto o sobrepeso, quanto a obesidade estão relacionados com risco de morte por qualquer causa, entretanto, a primeira disparada é o risco de desenvolver um câncer e em segundo lugar morte por doença cardiovascular. Isso mesmo, obesidade dá câncer!

    Não tem jeito, pois se você tem um parente de primeiro grau com obesidade, ou diabetes do tipo 2, trate de mudar seu estilo de vida o quanto antes – faça atividade física regularmente e se alimente com pouca gordura saturada, coma mais vegetais e alimentos com fibras e menos carboidratos. Fazendo isso, que parece fácil, mas não o é, poderá evitar não só doenças como diabetes e obesidade, como também diminuir a incidência de cânceres e morte cardiovascular – infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta e outras.

    Prevenir é o maior desafio da saúde nos dias de hoje. Por isso, informar e educar o indivíduo desde jovem ajuda e muito. Mudar hábitos depois que o "leite derramou" fica muito difícil e talvez não adiante. Em breve escreverei mais sobre esse assunto.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Somos Frágeis e Sim Morreremos!

    Morrer é como se transportar de um lugar – corpo - para o desconhecido.

Sempre convivi com a morte, pois ela é parte de minha profissão e em especial fez parte da minha vida enquanto trabalhei muitos anos em terapia intensiva. Acho que não lido bem com ela, porque sempre a vejo como vitoriosa quando ceifa vidas. Por isso, "fujo" de encará-la quando a avisto próxima.

Entretanto, a vida nos prega peças nunca imaginadas. Foi o que aconteceu nas últimas duas semanas quando a morte venceu e levou duas pessoas queridas. Eu, conhecedor das moléstias e das mazelas que nos comiseram e nos torna próximos e iguais, digo que senti na pele o sofrimento do cheiro da carne morta e a transformação mortal que ocupa os corpos vazios após a morte.

Acompanhar o calvário de seres queridos é um pequeno aprendizado à loucura, mas com ajuda da família, amigos e todos aqueles que têm apreço pela gente, felizmente conseguimos vencer a insanidade e manter a razão.

O título acima se faz bem pertinente para todos aqueles que acreditam poder encarar a vida de forma a ignorar o destino mais óbvio de todos nós que é a morte. Não é que acham viverão para sempre, mas sim o fato de que vivem como se nunca irão enfrentar a humilhação imposta pela morte em seus corpos vazios. Entendendo tudo isso, ou melhor, a morte, como um ritual de passagem, pode encarar a vida com mais humildade e serenidade, porque de qualquer forma somos certamente iguais em duas coisas: Nascemos e Morremos!

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca