domingo, 29 de maio de 2011

Um Kit Anticorrupção!


O Brasil está passando por um momento bastante complicado e eu diria que estamos vivendo uma verdadeira crise de identidade. Já faz algum tempo que saímos da ditadura militar e mesmo assim estamos nos comportando como verdadeiros adolescentes com tanta indefinição.
E os kits? Que loucura é essa? Acho que está na hora de propormos uma campanha que se faz bastante necessária, que é contra a corrupção. Olha, a corrupção está acabando com o nosso país e não vejo alternativa que seja sem passar pela educação das crianças, porque nós os adultos estamos muito envolvidos. Para mudarmos o país temos que atuar com as crianças.
Por que não um kit anticorrupção para ser distribuído nas escolas. Algo que mostre o que é viver seriamente e com ética. Que mostre que política não é profissão e sim uma forma de trabalhar temporariamente em prol do povo.
Há muitos anos a formiga saúva ameaçava o futuro do país, pois nossa economia estava baseada na cultura de produtos como café, cana-de-açúcar e outros. Hoje posso dizer claramente que a corrupção é a saúva do momento e se não a atacarmos nosso futuro estará completamente comprometido.
Vamos pedir pro governo um kit anticorrupção!

domingo, 15 de maio de 2011

Preconceito?


Dois amigos se encontram após longo tempo sem se ver:
            - Olá tudo bem? Como tens passado?
            - Bem, e você?
            - Estou indo, vivendo e procurando entender o que está ocorrendo com nossa sociedade.
            - Por quê?
            - Ah, você não tem acompanhado o que está acontecendo lá por Brasília?
            - Sim, alguma coisa. Mas do que está falando precisamente?
            - Eu já vi de tudo em minha vida, ou pensava ter visto, mas acho que o Brasil está mesmo de cabeça pra baixo!
            - Então me fala o que o está incomodando.
            - Agora virou moda. Tudo é preconceito ou preconceituoso, estão tirando até determinadas cores das letras de antigas músicas, ou não podemos mais falar determinadas palavras, pois estamos correndo o risco de sermos punidos criminalmente.
            - Veja você que a senadora Mirta Sacy está querendo criminalizar a baratofobia!
Como o amigo ficou estupefato e olhando pra ele com a boca aberta e os olhos arregalados, continuou.
- Isso mesmo que você está ouvido. Acha ela que várias pessoas têm preconceito contra as baratas porque estas coitadas vivem em ambientes imundos e contaminados e, quando tentam sair desses lugares são assassinadas sumariamente com uma pisada ou uma chinelada.
            Chocado o amigo disse: - Acho que o mundo está louco mesmo. Mas não acredito no que estás falando.
            - Pode acreditar. E pior, qualquer um pode denunciar o baratofóbico e, pela proposta da senadora, o crime será punido com prisão em flagrante. Matar barata só escondido e tem que dar fim ao corpo - talvez o jogando na privada.
            - Se isso for aprovado será o fim das firmas de dedetização, disse com um misto de ironia e indignação.
            - Avaliando a situação pelo aspecto evolucionista é normal que espécies não adaptadas sucumbam.
            - Sim, é normal, mas as baratas estão ultra bem adaptadas e de alguma forma elas cumprem o seu papel no ciclo da vida.
            - Ah sim, roer roupas e assustar mulheres medrosas, caindo logo em seguida na gargalhada.
            - Isso tudo mostra o quanto é ridículo essa história de preconceito. Você pode não gostar e não aceitar as baratas, qual o problema? Só não pode é querer exterminá-las! Só não pode é ter ódio delas! Afinal, não precisamos ser budistas para entendermos que toda vida tem uma razão de ser, mesmo que não concordemos com ela.
            - É cara, você tem razão. Estamos confundindo preconceito com aceitar ou não determinadas situações. O pior é que estamos criando leis que em pouco tempo vão nos impedir de usar a língua para expressar nossas ideias e opiniões, pois podemos ser taxados de preconceituosos e criminalizados.
            - Percebeu a enrascada em que pessoas como a senadora Mirta Sacy estão nos colocando. Que sociedade é essa que estamos criando?
            - E sabe de uma coisa. Você conhece aquela canção de ninar: “Boi, boi, boi, boi da cara ......., pega essa menina que tem medo de careta”. Percebeu que engoli uma palavra?
            - Sim, por quê? Ficou faltando a palavra...
            - Não, não fale, pois se alguém ouvir você pode ser preso em flagrante!
            Os dois se olharam por algum tempo, como se tomados por uma sensação muito ruim e por um sentimento de falta de liberdade, que lhes esvaziava o peito.
Liberdade não se conquista com cerceamento de ideias, nem com bloqueio às expressões, mas com troca de opiniões e principalmente com respeito. O fato de não aceitarmos certas coisas não indica que somos maus, ou que queremos ver o fim daquilo. Toda a opinião tem que ser respeitada, independente se for contrária ou a favor. É exatamente ai que a dificuldade começa, pois existem pessoas que só veem como a pura verdade suas opiniões.

domingo, 8 de maio de 2011

A Morte de Osama Bin Laden - O Que Virá?

Há uma semana fomos surpreendidos com a morte do Osama Bin Laden. Todos se lembram daquele dia terrível em que pensamos o mundo estivesse caminhando para o seu fim, com uma possível guerra que iria começar, pois afinal, a maior potência econômica - a época -, como também a maior potência militar estava sendo atacada. Caíram as torres gêmeas em Nova Iorque, matando quase três mil pessoas, o Pentágono foi atacado, também matando muitas pessoas e, um avião que estava sendo guiado contra a Casa Branca foi derrubado heroicamente pelos passageiros que perceberam o que estava acontecendo.
Quando fomos surpreendidos com o anúncio da morte de Osama Bin Laden há sete dias todas as lembranças daqueles episódios ruins e tudo que veio em seguida nos veio à mente. O medo passou a imperar em nossas cabeças novamente, porque os atos covardes dos terroristas comandados pelo milionário saudita, que resolveu se tornar o defensor dos "pobres" injustiçados pelos americanos, segundo sua mente doentia, voltou a assolar-nos, pois certamente, como já estamos vendo nos noticiários, os seus asseclas vão tentar se vingar de sua morte.
Há sete dias já não pensava-mos mais em Osama Bin Laden, pois ele tinha passado apenas a viver em nossas lembraças como o mais terrível dos terroristas e, pior, aquele que não sabíamos se ainda estava vivo, ou se ainda estava na ativa. Mas, como não podia deixar de ser, de uma forma surpreendente os americanos o encontraram - o surpreendente não foi o fato de eles o terem encontrado, mas onde ele esteve todo esse tempo e não ter sido encontrado antes -; e o mataram numa operação planejada e transmitida ao vivo para a Casa Branca, onde como numa espécie de videogame o presidente e seus assessores assistiram a tudo impassíveis em suas confortáveis cadeiras.
A morte de Bin Laden está rendendo um grande retorno eleitoral ao presidente Obama, aliás, apenas uma letrinha distingue seus nomes - "b" e "s". Ele, Osama, foi responsável por mudar todo um comportamento e por criar um clima de pavor coletivo, que não só afetou os Estados Unidos, mas também o mundo inteiro. Por isso sua morte de forma violenta veio marcar o fim de um tempo, ou de uma época, no entanto, o que virá por aí pode ser muito pior.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca