quarta-feira, 13 de julho de 2011

Niterói Uma Cidade Que Progride?

Niterói tem sido propagada como a cidade brasileira com a maior renda per capita. E é verdade, pois quem vive na cidade tem a real ideia de que a vida aqui é pra ricos. Tudo é muito caro, imóveis caríssimos, carros importados também caríssimos a circular pelas ruas e, como não poderia deixar de ser, impostos nas alturas.  Ah, ia me esquecendo, a água aqui é paga em dobro - o que é cobrado pelo consumo de água também é cobrado pelo esgoto. Isso quer dizer que se um prédio de apartamentos consumir R$ 3.000,00 de água num mês irá receber uma conta da Companhia Águas de Niterói de R$ 6.000,00. Os esgotos por aqui parecem correr em tubulações de ouro!

Tudo seria perfeito, mesmo com o custo de vida elevado, se tivéssemos o retorno em benefícios, ou melhor, nos devolvessem em qualidade de vida. Entretanto, não é isso que acontece. Pagamos caro, temos a fama de ricos e nossa qualidade de vida não é nada boa. O trânsito é péssimo, ruas pequenas, carros enormes, ônibus em excesso, grandes para as ruas estreitas, liberando fumaça negra em quantidade e ajudando a engarrafar as já conturbadas ruas de Niterói. Mas parece que quem manda no trânsito são os "empresários" do transporte.

Outro problema por aqui é o caro esgoto. Caro porque como já descrito acima pagamos caro por ele, contudo, lá está àquela água negra, fétida, a correr por valões em meio às ruas e avenidas em direção às já poluídas praias. E as enchentes no verão? E tem mais, pois um outro tema relacionado à qualidade de vida é a saúde. Isso por aqui anda de mal a pior - o SUS é péssimo, não temos emergência pública digna e até o programa Médico de Família, que já foi modelo nacional está claudicante. Nem falo da educação que é um problema nacional.

Então, temos uma cidade com cidadãos em sua maioria que ganham bem, pagam muito caro para viver por aqui, mas não recebemos nada em troca. Pobre Niterói que claudica e não progride. Qualidade de vida já!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Até Quando?

Li hoje no jornal O GLOBO um texto escrito por JUAN ARIAS, que é correspondente do jornal EL PAÍS de Madri, sobre a apatia e a não reação do povo brasileiro contra os episódios de corrupção que vêm assolando todos os governos, mas em especial o governo federal.

A questão é: Por que o povo aceita calado tamanho descalabro e ataque contra a ética, moral e principalmente contra o patrimônio público? Por que continuamos a pagar elevadíssimos impostos para que uma corja se locuplete do dinheiro público em benefício próprio? Por que não se vai às ruas protestar contra tamanha roubalheira? Onde estão as pessoas de bem deste país?

Não há respostas! Várias perguntas feitas por um jornalista estrangeiro, que vê o Brasil como uma potência emergente, mas com uma úlcera incurável que é a corrupção. Como vencer a corrupção se o povo não se levanta e grita? Pelo contrário, parece que tudo está bem e que estamos singrando mares tranquilos e calmos, com ventos sempre favoráveis. Ledo engano!

A semente da corrupção foi lançada na terra fértil deste país e nós continuamos a regá-la de forma que os frutos continuam a se multiplicar. Quando iremos destruir essa semente danosa que muito mal nos causa e faz? Nunca teremos uma sociedade justa com divisão de renda e melhores condições de vida, enquanto um grupinho continuar a fazer e desfazer sem que nós demonstremos o menor interesse no que está acontecendo. Esta anestesia que nos acometeu, obra de uma propaganda enganosa que nos bombardeou a mente nos últimos anos, parece que nos tornou um povo alienado, o que é terreno mais do que fértil para o roubo e para a maldita corrupção.

Vamos nos indignar e começar a reagir, porque senão seremos sim um bando de zumbis a vagar por esse enorme território, como sempre usurpado e dilapidado por quem dele deveria cuidar.

domingo, 10 de julho de 2011

Uma Tarde em Niterói

Hoje à tarde, com o dia muito bonito, resolvi tirar umas fotos. Vejam o que consegui:
Um lindo pássaro branco e preto aproveitando o calor do sol lá perto do MAC - Museu de Arte Contemporânea. Acho que ficou boa, não acham?
Também tirei essa aqui:
Achei um bonito contraste do amarelo do barco com o azul escuro do mar. E tem mais:
Esse aí é o velho, mas sempre novo MAC. O que importa é sua beleza que transcende o velho ou novo.
O belo Cristo Redentor de braços abertos acima da Guanabara. E mais:
Barco e Fortaleza de Santa Cruz ao fundo.
Com o Pão de Açúcar ao fundo é mole fazer a foto ficar bonita.
Bem, foi uma tarde proveitosa em termos de beleza e das minhas fotos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

No Caminho do Autoritarismo

Recentemente, ou melhor, há dois dias, li no jornal O Globo um texto escrito por um professor de filosofia da UFF que versava mais ou menos sobre o tema do título acima. Achei o texto muito claro e verdadeiramente esclarecedor de tudo que vem acontecendo em nosso país. Por isso resolvi falar um pouco sobre o assunto.

Não é novidade alguma que vivemos uma época de pouco caso com a coisa pública e que o povo brasileiro está adormecido, ou atordoado, porque não responde a tais atos. Em todos os níveis de governo - municipal, estadual e federal -, a corrupção, "lobismo", enriquecimento ilícito, uso de métodos ilegais para destruir candidaturas e etc, ocorrem sem que haja qualquer tipo de punição e o povo continua dormindo.

Por outro lado, o governo tem tido um comportamento com o cidadão de cobrança e que beira o autoritarismo, o que cria cerceamento de liberdade e da prerrogativa da livre escolha. Por exemplo, como citado no texto do Globo, hoje somos punidos com multa por dirigirmos sem cinto de segurança. Claro, todos sabemos do perigo que é dirigir sem usar o cinto de segurança, mas até por sabermos deveríamos deixar que o cidadão escolhesse em dirigir com ou sem o cinto. Ninguém, a não ser quem deseja se queimar, põe a mão na chama do fogão, não é? Mas pode ser que o governo crie uma lei proibindo o cidadão de colocar a mão no fogo - literalmente! Também existe intromissões na área de prescrição de medicamentos, onde o governo quer controlar a todo custo a prescrição médica.

A ação controladora do governo em relação ao cidadão está em processo de expansão lento e gradual e se continuar do jeito que vai, em breve seremos uma Arábia Saudita em termos de falta de liberdade. Nada me tira da cabeça de que isso é uma política desenvolvida pelo Estado para controlar o cidadão em benefício de uma minoria. Se continuar assim a Venezuela será pouco em relação ao Brasil.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca