quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo! Saudades de 2011?


Está acabando realmente o ano de 2011. Hoje dia 29 de dezembro escrevo esta postagem ao som de Jack Johnson acompanhado de uma sinfonia de cigarras que vem lá de fora. Isso mesmo, parece que o dia está esquentando, o sol tímido está querendo vencer as nuvens pesadas que insistem em esconder o céu azul. Por aqui nos últimos dias essa é a tônica que se instalou - chuva que vai e volta e um friozinho gostoso à noite incomum para um final de dezembro em Niterói.
Não fiquemos espantados, pois não é só o clima que vem mudando, mas todos nós estamos seguindo o ritmo das mudanças e passamos a viver de forma diferente ao longo deste ano e dos anteriores. Isso não será diferente em 2012, porque o panorama promete coisas diferentes que certamente afetarão nossas vidas de forma radical. Hoje quando acordo e tomo meu café leio o meu jornal no tablet e com isso não tenho mais aquela irritação nasal que me acometeu durante anos devido ao cheiro forte da tinta no papel jornal.
Quem é que não vive por ai conectado 24 horas ao dia? Acho que poucos, porque quase todos têm hoje tablets, smartphones e apetrechos modernos que nos fazem viver o dia intensamente. Outra perguntinha básica: O ano de 2011 não parece ter passado rápido demais? Dia 31 de dezembro de 2010 parece que foi ontem e daqui a dois dias estaremos em 31 de dezembro de 2011. A Terra está girando mais rápido? Sei que o seu eixo mudou um pouco com os mega terremotos dos últimos tempos, mas o dia continua há ter 24 horas. Então de quem é a culpa pelo ano ter passado super-rápido? Eu tenho a resposta, no entanto é minha resposta e aceitem se quiserem - acho que é dos apetrechos que nos fazem diluir naquilo em que estamos fazendo e com isso o tempo parece passar mais rápido.
O fato é que o ano de 2011 está acabando e nunca mais o viveremos - a não ser que viajando na velocidade da luz possamos conseguir voltar um dia no tempo -, salve Einstein! Brincadeiras a parte e caindo na real, agora o som é do Emerson Lake & Palmer - "Lucky Man" -, as cigarras já se calaram, o sol se escondeu novamente, vejo urubus girando numa térmica ao longe, acho que vai chover. Ao fundo ocupando o som das resistentes cigarras agora tem um terrível barulho de máquina que parece está a perfurar um terreno próximo onde em breve teremos um novo prédio de apartamentos.
Isso mesmo, a realidade nem sempre é boa e som de máquina não combina com música da década de 70, mas o que quero mesmo é desejar a todos um FELIZ ANO NOVO e dizer do fundo do coração que a única coisa que suplanta o tempo e é sempre duradoura é a verdadeira amizade. Feliz daquele que tem amigos verdadeiros.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sexta Economia do Mundo - E daí?

Estamos no final do ano de 2011 e fomos pegos de surpresa com a notícia de termos nos tornado a sexta maior economia do mundo. Isso mesmo, o Brasil ultrapassou a Grã Bretanha e em breve passará a França. Mas não sairá do sexto lugar, pois será ultrapassado pela Índia.
A notícia é boa, entretanto, ela não fala por si só, ou seja, "não vale quanto pesa". O que quer dizer isso? A nossa economia é forte e cresceu muito nos últimos anos, principalmente após o Plano Real; fomos beneficiados pela crise mundial que assola principalmente os países do hemisfério norte, mas economia forte não significa qualidade de vida para a população. Basta dizer que hoje a Índia  é uma das maiores economias do planeta. Em termos de qualidade de vida a Índia parece estar em situação pior que a nossa, contudo, nossa qualidade de vida ainda é bem ruim se comparada a dos países que agora ultrapassamos e que vamos ultrapassar na categoria economia mais forte do mundo.
Então fica a lição: Não basta termos uma economia forte e figurarmos no ranking dos mais ricos, porque temos que trabalhar muito para termos uma distribuição da riqueza e uma melhor educação de nosso povo. Sem base, e educação está na base, não existe crescimento que se sustente e lá na frente pode desabar como um castelo de cartas. Também não existe crescimento com inflação - vide o tempo perdido nos anos 80 quando patinamos assolados por uma inflação virulenta e fatal. Abramos nossos olhos, pois tudo começou a melhorar com o Plano Real e o grande benefício que este plano nos trouxe foi uma moeda forte, estável e um país sem inflação. Crescer sim, distribuição da renda sim, controle dos gastos públicos sim, eliminação da corrupção sim, redução de impostos sim e Educação, Educação, Educação sempre.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ufa! Chegando ao Fim!


Bem, lá se foram as quase 52 semanas que compõem o ano. Findando 2011 e nos aproximando de 2012 com aquela esperança de podermos viver bons momentos, ou de pelo menos podermos continuar a viver, pois falam por ai que daqui a um ano o mundo poderá simplesmente acabar, ou melhor, os humanos poderão sucumbir, como outros seres assim sucumbiram, nós poderemos desaparecer da face da Terra. Tudo isso a partir da já velha história dos Maias e de seu calendário que termina em dezembro de 2012.
Penso eu que o mundo, ou melhor, a Terra estará por ai girando ao em torno do Sol como tem feito por milhões de anos, contudo, nós que somos passageiros - e a palavra se aplica muito bem -, pois estamos passando na superfície desse gigante mineral temos prazo limitado para vivermos por aqui. Não acho que nós sumiremos da Terra exatamente em dezembro de 2012, mas tenho a certeza que estamos correndo este risco a cada minuto em que permanecemos por aqui.
Isso mesmo, viver é um ato de extremo risco porque não é só a ameaça de bandidos, risco de acidentes, bactérias, vírus e fungos, tumores malignos que teimam em reduzir nossas expectativas de vida, além de terremotos, furacões, tsunamis; mas também o risco que vem lá do espaço - meteoros que tiram fino de nosso planeta, cometas que entram em rota de colisão e explosões solares cada vez mais fortes.
Espero daqui a um ano estar por aqui escrevendo neste blog sobre o fim de mais um ano. Entretanto, como posto acima viver tem tudo a ver com sobrevivência. Vamos vivendo e driblando as dificuldades, pois como é duro sobreviver!

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca