Já de muito ouvimos as seguintes frases: "Sem educação não chegaremos a lugar nenhum". "Sem educação o país não cresce de forma sustentada". E por aí vai... . Tudo a pura verdade!
O que fazer para melhorar a educação? Muitos sabem as respostas e principalmente os políticos conhecem as soluções; mas quem realmente tem interesse em mudar essa realidade? Os políticos não têm o menor interesse e a nossa população, ou nós mesmos, nada fazemos.
A grande verdade é que temos que começar a mudar o ensino no Brasil. Essa mudança tem que se dar em todos os níveis (primeiro, segundo e terceiro graus), mas principalmente deve ser rápida nos primeiro e segundo graus. Temos que aumentar o tempo de dedicação dos professores e alunos à escola e melhorar a carreira desses com melhores salários, oportunidades de aperfeiçoamento e oferecer condições dignas de trabalho.
Acho sinceramente que temos de mudar tudo no ensino básico. A forma de pensar tem que ser mudada, para que tenhamos pessoas que saibam pensar e não somente sejam robôs que repetem o que viram ou ouviram.
Sem isso não conseguiremos vencer o desafio do crescimento sustentado e da evolução na qualidade de vida da população. Só seremos exportadores de tecnologia quando tivermos uma grande massa de pessoas que realmente pensem e tenham condições de criar soluções e desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário