Conheci a África do Sul em dezembro de 2006. É um país muito bonito, mas com peculiaridades únicas. Por exemplo: Falam inglês, Afrikaner e os idiomas tribais, sendo que o Zulu é o principal, pois esta etnia corresponde a maioria da população. É um povo bastante alegre e gosta muito de música e festividades, mas ainda um povo pobre. Fui a Joanesburgo e a Cidade do Cabo, mas fiquei a maior parte do tempo nesta última.
Todos sabem das dificuldades vividas por aquele povo, especificamente pelos negros durante a política do Apartheid e tudo o que resultou desta política racista e o país que daí surgiu.
Hoje o país está se preparando para sediar a Copa do Mundo de futebol em 2010 e está neste momento sediando a Copa das Confederações, que na verdade é um teste para a futura Copa do Mundo. Parece que os estádios estão belíssimos, com instalações de primeiro mundo, mas existem problemas.
Segundo declaração do chefe da delegação brasileira após às 18 horas não se vê viva alma na cidade de Joanesburgo. Parece que existe um toque de recolher e todos somem das ruas. Quando estive lá fomos avisados dos perigos da cidade à noite. Assaltos, estupros e sequestros. Acho que não conseguiram resolver e o grande problema é como as pessoas irão comemorar as vitórias de suas seleções após as partidas?
Na Cidade do Cabo a violência é menor, mas também nos foi avisado que após às 18 horas não se devia ir a determinados lugares. Entretanto, a beleza do lugar é altamente compensadora, vide as fotos acima.
Espero sinseramente que eles consigam num prazo de um ano resolver esses problemas e que a Copa do Mundo seja um grande sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário