domingo, 19 de dezembro de 2010

Hipotireoidismo – Perguntas Frequentes

    Muitos pacientes têm dúvidas sobre a doença hipotireoidismo, por isso resolvi responder a várias perguntas para tentar sanar algumas dessas dúvidas:

    - Se eu estiver doente, com uma infecção na garganta, por exemplo, e tiver que tomar um antibiótico, eu devo interromper o uso do hormônio da tireoide?

    Resposta: Não. Em vigência de qualquer infecção, ou mesmo um quadro de diarreia, ou qualquer outro problema em que tenha que utilizar qualquer medicamento, nunca interrompa o hormônio tireoidiano (Puran T4, Synthroid, Euthyrox, Levoid). São nesses momentos de risco, em que o organismo está enfrentando uma infecção, por exemplo, que mais precisamos dos hormônios da tireoide.

    - Se eu tiver que sair de casa para uma festa, ou ir a uma comemoração onde tenha a intenção de beber bebida alcoólica, devo deixar de tomar o hormônio tireoidiano neste dia?

    Resposta: Não. Nunca deixe de tomar o seu remédio, mesmo que vá beber bebida alcoólica mais tarde. Entretanto, beba sempre com moderação.

    - É verdade que o hormônio da tireoide deve ser tomado em jejum?

    Resposta: Sim, sempre em jejum e se deve esperar pelo menos 20 a 30 minutos para tomar o café da manhã. Isso é necessário, pois os alimentos interferem na absorção dos hormônios da tireoide.

    - Por ter hipotireoidismo devo fazer alguma dieta especial?

    Resposta: Não. A única coisa que o paciente com hipotireoidismo deve fazer religiosamente é tomar o seu hormônio em jejum diariamente.

    - Por ter hipotireoidismo eu posso fazer exercícios?

    Resposta: Sim, deve viver uma vida absolutamente normal.

    - O hipotireoidismo é causa de obesidade?

    Resposta: Não. Se o paciente que tem hipotireoidismo não estiver corretamente tratado pode ocorrer um ligeiro ganho de peso, ou mesmo até uma dificuldade em se perder peso, mas hipotireoidismo não é causa de obesidade.

    - Devo interromper o hormônio da tireoide se engravidar, visto que na gravidez devemos evitar qualquer medicação?

    Resposta: Não. A mulher com hipotireoidismo que engravida deve ir logo ao seu endocrinologista, porque este irá aumentar a dose do hormônio da tireoide, pois a criança, principalmente nos três primeiros meses da gestação, usa somente o hormônio tireoidiano da mãe devido sua tireoide ainda não estar formada. Isso é tão importante, que o primeiro, a saber, da gravidez da mãe com hipotireoidismo deve ser o seu endocrinologista.

    - Caso me esqueça de tomar o remédio um dia o que faço?

    Resposta: Se for somente um dia não tem problema, mas mesmo assim pode tomar quando se lembrar. Nunca tome a dose dobrada no dia seguinte caso tenha esquecido de tomar no dia anterior.

20 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Rubens,

Estas são as dúvidas do dia a dia.

Muito útil seu post.

Um abraço,

Mario Picanço Jr.

Rubens A Cruz Filho disse...

Obrigado amigo Mario.

Malu disse...

Dr. Rubens,

Tenho 35 anos e descobri meu hipotireoidismo há 5. Muito esclarecedor seu post sobre esse assunto. Eu sempre procuro sites e blogs para me atualizar a respeito desse distúrbio. Não sei se você conhece, mas o site www.mulhersemfalta.com.br é também muito interessante.

Um abraço.

Nana Cruz disse...

Olá Dr! Quanto tempo é necessário para que seja considerado jejum suficiente para tomar o hormônio? Ex: voltando de uma festa as 3 da manha, como algo em casa, ou tomo um suco... Quanto tempo depois posso tomar o remédio? Obrigada!

Rubens Cruz Filho disse...

O ideal é um período de jejum de 8 horas. Mas se não tiver esse tempo todo pode ser com algumas horas após comer.
Um abraço.

José Neto disse...

Olá boa tarde.
Adorei seu post, me tirou dúvida sobre o jejum e sobre hipotiroidismo na gravidez, porém a em mim a doença só se manifestou agora no penúltimo mês de gravidez e estou tomando remédio.
Parabéns pelo post, ficou simples e direto...sucesso.

Khelen

Anônimo disse...

Olá estou no quinto mês de grávidez e estou com tsh alto, no limite. Devo fazer uma reposição hormonal para garantir as necessidades do bebê, mesmo que o ultrassom esteja informando que está tudo de acordo com o tempo de gestação?

Muito obrigada!!!

Rubens Cruz Filho disse...

Olha, o ideal é procurar um médico endocrinologista já. Pois o TSH da grávida, principalmente no primeiro trimestre, deve ficar abaixo de 2,5 mcUI/mL.

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, muito esclarecedor e direto. Estou iniciando o tratamento pois meu TSH está 3,43 e o médico quer diminuí-lo pois quero engravidar. Tirou todas as minhas dúvidas. Obrigada!!!

Abraço

Giuliana

Mônica disse...

Dr. Rubens,
Eu tomei o Synthroid 100 mcg e tenho notado muita queda de cabelo e pele ressecada, será que deve ser por causa do hormônio? Aguardo resposta.Obrigada!

Mônica disse...

Eu estou tomando o Syntroid 100 mgc a pedido da minha endocrinologista, e estou tendo uma queda mais que o normal de cabelo e a pele principalmente das mãos estão ressecada, isso pode ser por causa do hormônio ? Aguardo resposta, obrigada.

Rubens Cruz Filho disse...

Olá Monica,
Não é pelo remédio. Tem que procurar sua médica para que ela avalie se a dosagem está adequada. Pele seca e queda de cabelos tem várias causas além de hipotireoidismo.

Um abraço.

Izabela Martini disse...

Estou gravida de 8 semanas e meu TSH esta em 13.18 e só passarei com a endócrino daqui uns dias... Estou tomando euthyrox 50mg, devo dobrar a dosagem do remédio imediatamente ou devo aguardar? Mais uma dúvida; posso misturar duas marcar de remedio , como por exemplo; euthyrox com levoid? Pois tenho as duas marcas em casa. Grata!

Rubens Cruz Filho disse...

Izabela, acho que deves aumentar para 75mcg já e não deves misturar marcas diferentes.
Um abraço.

Izabela Martini disse...

Obrigada!

Anônimo disse...

Ola dr rubens! Tenho gastrite da qual nao aceita nenhum medicamento no periodo da manha em jejum. Estou gravida de 12 semanas e tomo sintroyde de 25 mg ta sendo dificil parar no estomago qdo acordo com nauseas,mais quando nao tenho nauseas faco o possivel pra mantee ele no estomago. Hj acordei com a gastrite atacada tomei o 1 medicamento nao parou,o 2 mesma coisa nao consegui manter ele por 30 min no estomago. Fiquei preocupada com o bb e tomei o 3 pra nao ocorrer falha no dia mas com o estomago cheio e enfim parou. Tire-me a duvida fiz errado de ter tomado assim? O que posso fazer qdo isso acontecer? Grata desde ja.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Wilmara disse...

Doutor, em caso de vômito ou diarréia, deve-se dobrar a dose? Fiz tireoidectomia total, qdo isso ocorrer como devo proceder?

Rubens Cruz Filho disse...

Se não tomar o medicamento no dia do vômito não tem problema, tome no dia seguinte. Se o vômito melhorar, tome o medicamento com pouca água.
Quanto a diarreia não tem problema, tome o medicamento normalmente.

Rubens Cruz Filho disse...

No caso de não conseguir manter o medicamento no estômago, procure aguardar cerca de 2 horas sem comer e tente tomar o medicamento novamente. Sempre com pouca água para não provocar vômitos.

Sudoku Puzzles

Ocorreu um erro neste gadget

Webcams no Mundo

Loading...

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca

Fish