sábado, 11 de julho de 2009

O Hipotireoidismo Pode Levar à Dificuldade de Emagrecer?


Hoje em dia é muito freqüente a procura por consultórios médicos para perder peso. Dentre a especialidade mais procurada e certamente a mais procurada a Endocrinologia e Metabologia se destaca. Acontece que obesidade é uma epidemia mundial, ou melhor, uma pandemia e nas sociedades industrializadas um problema sério de saúde pública.

Muito frequentemente as pessoas que procuram o médico para emagrecer são do sexo feminino. Algumas querem se livrar de uns quilinhos e outras realmente precisam perder muito peso para ficar saudáveis e melhorar às condições de vida. Então, invariavelmente ouvimos a seguinte pergunta: - Doutor, eu não tenho problema na tireóide por isso estou engordando? A minha resposta é sempre não, porque hipotireoidismo não é causa de obesidade.

Mas e aquelas pessoas que têm hipotireoidismo e são obesas? Será que o hipotireoidismo não dificulta a perda de peso? Boa pergunta e tem uma lógica, já que o hipotireoidismo leva a uma redução no metabolismo basal e com certeza vai dificultar a “queima” de calorias e com isso atrapalhar a perda de peso. No entanto, se o paciente estiver se tratando e repondo o hormônio tireoideano adequadamente isso não irá ocorrer, pois o metabolismo basal ficará praticamente como o de uma pessoa que não tem doença tireoideana.

Então a resposta a pergunta, se o hipotireoidismo pode levar à dificuldade de emagrecer é não! Se o paciente estiver bem controlado da doença, repondo adequadamente o hormônio tireoideano, não existe justificativa para a dificuldade de emagrecer.

11 comentários:

Anônimo disse...

Estou fazendo caminhada há uma semana e mudei meus hábitos alimentares, ou seja, refeiçoes regulares etc. a caminhada que faço é acelerada mais ou menos uma hora por dia eu quero saber porque me sinto mas leve apenas nessa semana mas a balança continua o mesmo peso? obrigada

Unknown disse...

Emagrecer não é fácil! Continue com atividade física regular, se possível diariamente e controle a ingestão de calorias. A redução da massa de gordura vai vir com o tempo. O importante é ter paciência.

Unknown disse...

Doutor fiz o exame do TSH e o índice foi de 10,88. O Limite máximo de referência é 5,5. Neste caso meu hipotiroidismo é considerado inicial ou avançado? Tenho 28 anos e há um ano e meio tive um aumento de peso de 13kg. A alguns meses pratico exercicios físicos diarios, estou cuidando a alimentação mas não consigo emagrecer. No meu caso é indicado uso de medicamento para tratar o hipotiroidismo? Quem tem hipo pode tomar remédios para emagrecer?

Unknown disse...

Cara Elizandra,
tens que estar em acompanhamento com um médico de preferência endocrinologista e este se confirmar o valor do TSH irá começar o medicamento para tratar o hipotireoidismo. Infelizmente não deve ser somente a disfunção da tireoide que está causando o aumento de peso, mas um endocrinologista saberá investigá-la e tratá-la adequadamente.

Ana Luiza disse...

Bom eu tenho 17 anos descobri este ano que tenho hipotioidismo,eu nunca fui magra sempre tive uns 5 kg a mais só qe após ter que fazer uma cirurgia no coração parei completamente de fazer exercicios fisicos e eu noto que nesses 3 anos após a cirurgia eu só tenho engordado creio que isto seja pela falta do exercicio pois quando eu tento fazer as atividades fisicas eu sinto muitas dores principalmente no peito onde ocorreu a cirurgia fico com falta de ar e outros sintomas. só que eu notei que após eu começas tomar o remédio da tirioide eu fiquei mais ansiosa e isso tem me prejudicado hoje estou com 30 kg acima do meu peso ideal me sinto mal com a auto-estima baixa marquei um nutricionista e vou começar aos poucos a me exercitar pois meu corpo tem que se acostumar com esta mudança. Mais eu ainda tenho duvidas com o fato do remédio que tem me deixado muito ansiosa e eu parei d tomar ele faz 1 semana eu tomei ele direito po 3 semanas mais parei não sei se fiz certo mais me sinto um pouco melhor queria saber se o remedio pode desregular meu organismo? e me alterar diariamente ?

Unknown disse...

Olá Ana. Se você esta utilizando corretamente o medicamento ele não tem que lha causar problemas. Agora se estiver utilizando em dose excessiva pode lha fazer mal. Não pare a medicação sem falar com seu médico endocrinologista.
Um abraço.

Unknown disse...

ola dr eu descubri que estou com doença de hachimoto a ultima vez que fiz exames as taxas estavam 16.0 tsh estou tomando sintroid 75mg metade me sinto sem motivaçao as vezes ja parei o medicamento mas voltei a usa-lo e agora estou com urticaria tudo o que me alimento momentos apos começa essa urrticaria o que fazer?fabi obj

Unknown disse...

Olá Fabia. Se esta com hipotireoidismo tem que repor o hormônio. O Symthroid e uma boa opção, mas como os comprimidos são coloridos podem causar alergia. Por isso, o seu médico pode trocar o medicamento para um que não seja colorido. Tome o medicamento corretamente, ou seja, diariamente e em jejum.

Um abraço.

Anônimo disse...

Ai que triste!!! hahahahha
Sério cada vez que vejo que nao emagreço minha esperança é que os hormonios da tireoide indiquem hipo..hahha . Mas agora, depois desse balde de agua fria, não adianta...temos é que malhar e fechar a boca!!!Ana laura

ton_cof disse...

Olá tudo bem, eu gostaria de saber se quem toma remédios para hipotireoidismo não pode tomar remédios de inibição de apetite como a sibutramina ? Se traria algum efeito colateral não especificado? obrigado desde já.

Unknown disse...

Você pode sim tomar a Sibutramina para ajudar a emagrecer tendo hipotireoidismo e usando Levotiroxina. Só não deve tomar a Sibutramina se tiver contraindicação para usá-la.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca