A osteoporose é uma doença ósteo-metabólica que acomete principalmente mulheres no período pós-menopausa. Os homens também são acometidos, mas em menor proporção e principalmente quando têm deficiência de hormônio masculino.
Por definição significa a redução da massa óssea, ou de uma forma prática à diminuição do cálcio no osso. Esta diminuição é pior no chamado osso trabecular e os locais mais acometidos são a coluna vertebral e o fêmur. O risco de fraturas, principalmente nos locais mais afetados é um problema sério, pois pode levar à complicações graves em mulheres idosas que têm que ficar acamadas por longo período.
O diagnóstico é feito basicamente através do exame chamado Densitometria Óssea, que avalia a densidade mineral óssea em determinados ossos. Essa densidade é comparada com adultos jovens e com pessoas da mesma faixa etária.
Mulheres na pós-menopausa, que têm história familial de osteoporose, ou de fraturas devem ser avaliadas através da densitometria óssea. Os homens devem ser avaliados quando têm quadro de diminuição dos hormônios masculinos, ou após fratura suspeita. Pessoas que utilizam medicamentos que retiram cálcio do osso, ou que diminuem a absorção de cálcio no intestino (glicocorticóides), também devem fazer o exame.
O tratamento se resume a medidas como:
- Atividade física contra a gravidade (caminhar, musculação)
- Não fumar
- Não beber álcool
- Comer pouco sal
- Diminuir cafeína
- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio
- Usar medicamento a base de cálcio
- Usar medicamento a base de vitamina D
- Usar medicamento específico para diminuir reabsorção óssea: Bisfosfonatos (Alendronato, Risedronato e Ibandronato)
Hoje existem medicamentos a base de cálcio e vitamina D em um único comprimido que devem ser tomados 1 a 2 vezes ao dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário