É uma grande verdade! Como estamos vivendo mais (veja postagem sobre o envelhecimento) os nossos pais hoje são pessoas idosas e nós provavelmente também o seremos em 30 ou 40 anos. Hoje a idade dos pais de indivíduos com mais de 45 anos gira em torno de 75 a 80 anos. São pessoas que em sua maioria residem em suas próprias casas, têm alguma doença crônica (Hipertensão arterial, Diabetes melito, Obesidade, Artrose, Sequela de acidente vascular cerebral, ou qualquer outra doença), que precisam de algum cuidado especial, ou mesmo de atenção.
Acontece que a maioria das pessoas na idade de 45 anos têm seus afazeres e estão envolvidas com problemas relacionados ao trabalho. O tempo geralmente é curto e acaba sobrando pouco tempo para acompanhar os pais, ou a doença deles. Como resultado disso muito filho só consegue ver os pais uma vez por semana, isso quando consegue!
A pergunta é: - Quem é que vai cuidar deles? Verdade, os filhos em sua maioria não conseguem cuidar, porque além do trabalho diário têm que cuidar de seus filhos e de sua própria casa. Então, sobra para um acompanhante, para um filho ou filha que não trabalha e até acaba morando com os pais e, em alguns casos, os pais são levados a morar na casa dos filhos, vindo a se tornar “visitas” e a disputar espaço com os netos.
Outra situação complicada é quando um dos pais que mora em outra residência passa mal durante a noite e você tem que sair correndo e levá-lo ao hospital. O resultado é que você de uma hora para outra se vê obrigado a abandonar a sua vida profissional, a faltar compromissos e passa a viver em torno da doença dos pais.
Esse é um dos problemas sério do envelhecimento. Os nossos pais estão envelhecendo, com isso perdem a independência e passam a ser vistos como crianças, mas crianças de 80 anos prestes a ter um problema súbito. Viver mais é bom, mas como resolver esse problema da independência num mundo tão agitado e conturbado como o nosso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário