segunda-feira, 20 de julho de 2009

“UM PEQUENO PASSO PARA UM HOMEM, MAS UM GRANDE PASSO PARA A HUMANIDADE”



É lá se foram 40 anos e naquele dia 20 de julho de 1969 eu me pergunto: Onde estava eu? O que estava eu fazendo? Sim eu me lembro. Apesar de na época somente ter 8 anos de idade, me lembro perfeitamente do dia em que a raça humana pisou o solo lunar.

Eram as férias de julho e estava na casa de meus avós em São Paulo. Estava frio, a televisão brasileira estava engatinhando e a transmissão da chegada do Homem à lua seria de madrugada. Não se falava de outra coisa. Em qualquer roda de bate papo, ou na hora da refeição todos queriam dar sua opinião sobre o que estava por acontecer.

Imaginem vocês que àquela época nós não tínhamos a menor idea do que era um computador e nem ao menos como tais loucos iriam fazer àquela façanha. Por isso muitos achavam que era pura propaganda e tudo uma grande farsa. Lembro-me bem que meu avô materno morreu 17 anos após sem acreditar que o Homem chegou à lua.

Mas estava frio, tarde da noite, àquela época não existiam meios para passar o tempo como temos hoje (jogos, programas de TV e etc.) e eu procurava enrolar os minutos como podia. Estava no quarto do meu tio, que ficava na parte de cima da casa de meus avós. No entanto, eu lutava bravamente para vencer um inimigo terrível – o sono! Naquela pequena TV em preto-e-branco, com uma imagem ruim, nada de Homem chegando à lua. Então, implorei ao meu tio que me acordasse quando a transmissão começasse e deixei o sono me dominar logo que ele me prometeu que iria fazê-lo.

Acordei aflito na manhã seguinte e o mundo era outro. O Homem tinha caminhado na lua e todos tinham assistido menos eu que dormi. Fiquei chateado com meu tio, mas logo o perdoei, porque mesmo que ele tivesse tentado me acordar acho que não conseguiria. Já tentou acordar uma criança em pleno sono profundo?

Não assisti o Homem andando na lua ao vivo, mas vi a cena centenas de vezes ao longo desses 40 anos. Realmente ali começava uma nova Era para a humanidade. Com uma nave pequena, frágil e dotada de um computador com miseráveis 48k de memória o Homem chegou à lua. Evoluímos muito desde então, mas o Homem aprendeu que a lua fica perto e pode ser conquistada, entretanto, a partir da lua os caminhos são muito mais longínquos e perigosos.

Nenhum comentário:

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca