
A influenza A (H1N1) que causa a chamada gripe suína tem causado grande alarde entre a população principalmente nos últimos dias. Devido à disseminação do vírus em nosso território e a transmissão livre entre as pessoas e os primeiros casos de morte provocados pela virose, muitos têm ficado bastante alarmados. No entanto não existe necessidade de alarme.
Este vírus tem a capacidade de infectar maior do que a influenza comum e com isso tem maior possibilidade de transmissão. Entretanto ele não é mais letal que o vírus da influenza comum e pelo contrário, tem mostrado uma taxa de mortalidade menor.
Aonde reside o perigo da infecção pela influenza A:
- Pessoas com qualquer tipo de imunossupressão: Infecção pelo HIV, Diabéticos, mulheres grávidas, tratamento para câncer, uso de medicações que causam imunossupressão (glicocorticóides, quimioterápicos, imunossupressores) e pessoas com mal-formações.
- Crianças, principalmente bebês
- Idosos
Todos que se enquadrem em qualquer situação acima devem evitar ficar próximo a indivíduos gripados, evitar ambientes fechados e com muitas pessoas.
O uso da máscara deve ser reservado a pessoas que lidam com indivíduos infectados, ou com suspeita de infecção pelo vírus influenza. Também devem utilizar a máscara indivíduos infectados para que não contaminem outros.
A infecção pela influenza A deve ser tratada como uma infecção pela influenza comum, somente com maiores cuidados nas situações descritas acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário