segunda-feira, 7 de março de 2011

Será Que Tenho Hipotireoidismo? Como Posso Saber?

O hipotireoidismo é uma doença da glândula tireoide em que esta passa a funcionar menos, ou mesmo pára de funcionar - deixa de liberar a quantidade adequada dos hormônios tireoideanos T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) para manter o metabolismo normal e fazer todos os tecidos ou órgãos do organismo funcionarem adequadamente.
Como você pode saber se tem hipotireoidismo? Bem, vamos tentar responder a esta questão por partes:

1 - Você tem história na família (parentes de primeiro e segundo grau) de hipotireoidismo, ou hipertireoidismo - quando a tireoide funciona demais -, ou mesmo história de doença da tireoide? Se sim podemos dizer que você tem a possibilidade genética de ter hipotireoidismo. Vale a pena ficar de olhos bem abertos e procurar pela doença. Se a história de doença tireoideana envolver tanto a família de seu pai quanto de sua mãe a possibilidade de você ter a doença aumenta muito.

2 - Você tem bócio? Ah, não sabe o que é bócio. É o crescimento da tireoide, ou seja, você tem a glândula tireoide aumentada? Se tem deve procurar um médico e este irá investigar a possibilidade da presença de nódulos e também investigará o seu funcionamento. Como sei se minha tireoide está aumentada? Na maioria das vezes o médico é que irá identificar, mas a glândula tireoide fica logo abaixo da chamada cartilagem cricóide. Bem, palpe o chamado "pomo de Adão", ou cartilagem tireoide. Palpou? Desça então em linha reta e perceberá uma outra proeminência - cartilagem cricóide -, a glândula tireoide está logo abaixo dela em forma de borboleta. Não se assuste, nem fique nervoso(a), pois no início é difícil palpar mesmo. Agora, não confunda excesso de gordura no pescoço com a tireoide aumentada. No entanto, quando a tireoide está muito grande fica fácil identificar.


3 - Tem sintomas de hipotireoidismo? Bem, aqui cabe um aviso: Muitos dos sintomas de hipotireoidismo são inespecíficos e podem ser confundidos com sintomas de outra doenças, ou mesmo de cansaço ou esgotamento do dia-a-dia. Então, o médico é que muitas vezes vai montar esse quebra-cabeças. Vamos aos sintomas mais importantes: Cansaço, desânimo, sonolência, depressão, dor muscular, dificuldades de raciocínio e esgotamento. Aqui também cabe um aviso: Esses sintomas vão aparecer ou não dependendo da gravidade do hipotireoidismo. Uma forma leve pode não dar sintomas aparentes.

4 - Tem sinais de hipotireoidismo? Os mesmo avisos acima cabem também para os sinais, que são: Pele seca, unhas frágeis e quebradiças, cabelos sem vida, sem brilho e que caem facilmente, pele com coloração amarelada, nas mulheres aumento da menstruação, anemia, colesterol elevado, queda do terço externo das sombrançelhas, hipertensão arterial diastólica (aumento da mínima), aspecto lentificado e voz rouca.

O médico junta a história da doença atual do paciente, onde ele procura colher os sintomas, como também a história da família, ao exame físico onde ele procura encontrar os sinais. Com toda essa informação o médico levanta hipóteses diagnósticas e ai solicita os exames complementares para confirmação diagnóstica.

Se você se enquadra no que foi exposto acima e principalmente não está se sentindo bem, procure um médico, pois só ele poderá fazer o diagnóstico e tratamento corretos.

6 comentários:

Mario disse...

Excelentes orientações,
Um abraço,
Mario Picanço Jr.

Patricia Sanchez disse...

Olá Rubens!

Sigo seu blog já faz algum tempo, gosto da maneira que escreve, principalmente, sobre os assuntos...sempre expondo sua opinião sobre as coisas e o mundo!
Na questão sobre o hipotireoidismo, algo que faz parte da minha vida, vejo da maneira simples e clara com que fala à respeito, e sinto muito a falta de encontrar um bom profissional capaz de ter uma simples conversa comigo que me direcione e esclareça o meu caso!
Quando você diz: queda do terço externo das sombrançelhas, isso seria como um inchaço entre a sombrançelhas e o olho?...Isso, quando o hipotireoidismo é tratado corretamente melhora?
Já faz um ano que venho fazendo exames a cada 2/3 meses para ir monitorando a tireóide, que hora encontra-se em hipo e hora em hiper...e a cada mudança, mudam-se as doses dos remédios...nisso apareceram dois cistos na tireóide, onde não obtive uma orientação de como proceder...Devo fazer a punção?...devo tirá-los?...devo esquecê-los?...Minha última consulta foi um horror, não fiquei nem mesmo 2 minutos dentro do consultório médico, o médico sempre com muita pressa, mal me ouve,não responde minhas dúvidas, quando eu pergunto ele finaliza rapidamente dizendo que tá tudo bem e diz até logo!
E isso não é posto de saúde, nem PS, nem SUS...é pago!
Preciso de um bom médico!

Me dê uma luz!

Grata,
Patricia

Unknown disse...

Oi Patrícia, já te respondi por email.

Robertofz disse...

Boa noite, li o seu artigo na integra e gostava de lhe colocar uma questão tenho uma pessoa amiga em que lhe surgiu o chamado bócio com um volume substancial, e um aumento de gordura na cintura abdominal na parte inferior, o mesmos fez uma biopsia à tiróide e uma ecografia, as mesmas deram negativas, tendo o medico informado que só se tratava de gordura em excesso(pelo que eu sei é uma pessoa com uma alimentação saudável), o mesmo só teve uma opinião medica, seria o mais correto o mesmo fazer uma consulta de Endocrinologia, e confirmar melhor esta situação pelos exames que efectuou pode-se mesmo concluir que não tem Hipotireoidismo.

Com os melhores cumprimentos,
Roberto Lourenço

Unknown disse...

Bem, XXXXX, se seu amigo foi a um médico não especialista eu recomendo que vá a um Endocrinologista. Entretanto, se já foi a um Endocrinologia, que vá à outro. Quanto ao Hipotireidismo pode ser confirmado sim pelo exame se sangue.

Abraço.

Anônimo disse...

Olá Rubens,vc pode interpretar meu resultado.
T4:11,90mcg/dL
TSH:2,52 MUL/ML

O que significa isso?
Obrigada
atenciosamnte Renata

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca