O hipotireoidismo é uma doença da glândula tireóide em que esta passa a funcionar menos ou pára de funcionar. Pode ser devido a uma doença da própria glândula (principal causa), uma doença da glândula hipófise, ou em decorrência do comprometimento de uma parte importante do cérebro chamado hipotálamo.
A principal causa é uma doença da glândula tireóide, geralmente uma doença imunológica (autoimune), que leva à destruição parcial ou completa desta. Independente da causa, ou do local de acometimento o tratamento é o mesmo e se resume na reposição de um dos hormônios liberados pela tireóide (Tiroxina - T4 - na forma de Levotiroxina).
Quais seriam os principais sinais e sintomas do hipotireoidismo?
-Cansaço, desânimo, sonolência, mialgia, irritabilidade, dificuldades com a memória e o raciocínio, artralgia, pele seca, unhas quebradiças, queda de cabelos, anemia, aumento de peso injustificado, sangramento menstrual exagerado, constipação intestinal ("prisão de ventre"), cãibras, dormência nas extremidades superiores e inferiores (mãos e pés) e outras manifestações.
Como podemos ver a variedade de sinais e sintomas é enorme e grande partes destes são pouco específicos, o que torna o diagnóstico, na maioria das vezes difícil, principalmente no início da doença. Por isso algumas sociedades recomendam a dosagem hormonal em populações de risco.
Quando existe a suspeita de hipotireoidismo o médico pode solicitar a dosagem no sangue dos hormônios TSH (hormônio estimulador da tireóide - produzido na hipófise) e do T4-livre (tiroxina - um dos hormônios produzidos pela tireóide) para confirmar o diagnóstico.
No caso do hipotireoidismo devido a destruição da glândula, principal causa, o TSH fica elevado e o T4-livre baixo. A partir da confirmação o tratamento se impõe com a reposição da Levotiroxina (Puran T4, Levoid, Euthyrox, Synthroid) e como controle do bom tratamento os níveis do TSH devem ficar entre 0,5 e 2,0 mcUI/mL.
O tratamento é fácil, deve ser acompanhado por um médico endocrinologista e apesar do hipotireoidismo não tratado poder levar o indivíduo à morte, hoje praticamente isso não ocorre devido a facilidade do diagnóstico, muitas vezes precoce e também do tratamento.
Olá! Eu me chamo Rubens Antunes da Cruz Filho. Este espaço está sendo criado para que eu possa expressar minhas opiniões sobre o que vem acontecendo no mundo, como também ler comentários ou mesmo opiniões de outras pessoas. Também usarei este espaço para falar um pouco sobre medicina e especificamente sobre endocrinologia e metabologia. Sejam Bem-Vindos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Livros Interessantes
- 1808 - Laurentino Gomes
- 1822 - Laurentino Gomes
- 64 Contos de Rubem Fonseca
- A Cabana - William P. Young
- A Farsa - Christopher Reich
- A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
- Agosto - Rubem Fonseca
- Cidade de Ladrões - David Benioff
- Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- GOG - Giovanni Papini
- Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
- Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
- O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
- O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
- O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
- O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
- O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
- Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
- Pós-Guerra - Tony Judt
- Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
- Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
- Ser Feliz - Will Fergunson
- Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
- Solar - Ian MacEwan
- The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
- Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário