Bem, acho que tenho que voltar ao normal em minha vida. Mas para que isso ocorra de verdade preciso voltar a sentir gosto por escrever e é isso que está ocorrendo no momento. Estou sentindo novamente a vontade de voltar a escrever, o que em realidade é algo que realmente gosto muito de fazer.
Passei por momentos difíceis e tristes, os estou "digerindo"; por isso não quero mais falar de tristezas, pelo menos por enquanto, e procurarei encontrar razão para praticar a vontade de viver, em especial num mundo melhor. Vou tentar fazer, ou melhor, mostrar como podemos viver mais e melhor, através de ensinamentos básicos que a medicina moderna e a experiência de vida, enquanto médico me ensinou.
Hoje sou muito questionado sobre a melhor forma de se evitar dois grandes males da vida moderna: A obesidade e o diabetes. Já fui falar sobre esse tema em reuniões de clube, em palestras para leigos e até para outros médicos. Vejo isso com bons olhos, pois acho que tanto a obesidade, quanto o diabetes têm que ser atacados com informação e conhecimento. Atualmente estamos vivendo uma epidemia de obesidade e diabetes e somente com muita informação poderemos atingir as pessoas que estão sob risco.
Recentemente saiu um artigo científico numa das mais conceituadas revistas médicas – New England Journal of Medicine -, relacionando pela primeira vez o sobrepeso e a obesidade com risco de morte. Ficou evidente que tanto o sobrepeso, quanto a obesidade estão relacionados com risco de morte por qualquer causa, entretanto, a primeira disparada é o risco de desenvolver um câncer e em segundo lugar morte por doença cardiovascular. Isso mesmo, obesidade dá câncer!
Não tem jeito, pois se você tem um parente de primeiro grau com obesidade, ou diabetes do tipo 2, trate de mudar seu estilo de vida o quanto antes – faça atividade física regularmente e se alimente com pouca gordura saturada, coma mais vegetais e alimentos com fibras e menos carboidratos. Fazendo isso, que parece fácil, mas não o é, poderá evitar não só doenças como diabetes e obesidade, como também diminuir a incidência de cânceres e morte cardiovascular – infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta e outras.
Prevenir é o maior desafio da saúde nos dias de hoje. Por isso, informar e educar o indivíduo desde jovem ajuda e muito. Mudar hábitos depois que o "leite derramou" fica muito difícil e talvez não adiante. Em breve escreverei mais sobre esse assunto.
Olá! Eu me chamo Rubens Antunes da Cruz Filho. Este espaço está sendo criado para que eu possa expressar minhas opiniões sobre o que vem acontecendo no mundo, como também ler comentários ou mesmo opiniões de outras pessoas. Também usarei este espaço para falar um pouco sobre medicina e especificamente sobre endocrinologia e metabologia. Sejam Bem-Vindos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Livros Interessantes
- 1808 - Laurentino Gomes
- 1822 - Laurentino Gomes
- 64 Contos de Rubem Fonseca
- A Cabana - William P. Young
- A Farsa - Christopher Reich
- A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
- Agosto - Rubem Fonseca
- Cidade de Ladrões - David Benioff
- Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- GOG - Giovanni Papini
- Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
- Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
- O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
- O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
- O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
- O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
- O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
- Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
- Pós-Guerra - Tony Judt
- Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
- Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
- Ser Feliz - Will Fergunson
- Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
- Solar - Ian MacEwan
- The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
- Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário