Temos acompanhado aos domingos no programa Fantástico toda a Via Crusis dos apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli na tentativa de perder peso de forma saudável. Vejam bem que escrevi “de forma saudável”! Isso mesmo, os dois gordinhos e, olha que já encontrei o Zeca Camargo na Ponte Aérea algumas vezes e ele estava bem gordinho.
Mas porque estou entrando nesse assunto? Simplesmente porque achei muito interessante a forma como eles abordaram o tratamento da obesidade nos dois apresentadores e, principalmente, porque o Fantástico tem uma audiência enorme e com isso bons exemplos são bem difundidos. Então, que bons exemplos são esses?
Primeiro ficou bem definido um programa alimentar e uma forma prática de se medir o que comer. Segundo também foi bem estabelecido um programa de exercícios para aumentar a massa seca, ou massa muscular e ajudar a diminuir o percentual de gordura corporal. E terceiro, que em nenhum momento se falou em qualquer medicação para auxiliar na perda de peso – vale deixar claro que isso não é proibido, mas se puder ser evitado... .
Bem, ao longo das semanas eles têm entrado em forma, está acontecendo uma mudança de hábitos alimentares e, também bastante importante, continuaram os dois fazendo tudo o que fazem normalmente, ou seja, nada de desculpas de falta de tempo, ou qualquer outra coisa.
O Programa tem mostrado que perder peso é ter um estilo de vida saudável, com atividade física regular e alimentação correta. Não existem milagres quando se fala em manter o percentual de gordura corporal normal. Outra informação importante que tem sido dada é que o peso corporal não indica se o indivíduo está gordo ou magro, mas sim sua massa corporal. Podemos ser pesados e, no entanto estarmos magros.
Um bom exemplo como esse tem que ser dado sempre em programas de grande audiência, porque simplesmente faz bem à saúde dos indivíduos e, ajuda, no caso específico, a combater a epidemia de obesidade e doenças associadas a ela, que vêm assolando o planeta e também o nosso Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário