domingo, 4 de setembro de 2011

Pelos Nossos Filhos


     Todos aqueles ou aquelas que se encontram com a minha idade provavelmente já têm filhos com mais de 20 anos. Muito me preocupa essa situação – nossos filhos no mundo atual e no futuro, se é que ele existirá e, como, isso se dará?
     Por que da preocupação? Simples, explico rapidinho: O nosso mundo atual é composto de indivíduos que fazem as coisas funcionarem e o mundo girar. Entretanto, como pode parecer o problema não é o mundo – Terra -, mas sim o mundo das pessoas, dos indivíduos. Já pararam para pensar nos jovens de hoje e perceberam o quanto são egoístas, extremamente agressivos quando se trata de defender seus interesses, além de estarem vivendo, em minha opinião, um conflito aberto quanto ao sexo e preferências sexuais. Vão dizer é coisa de velho toda essa história. Pode ser que seja.
     Bem, tenho noção que o mundo futuro é deles e o atual é nosso e deles. Contudo, nós não estamos fazendo nossa parte, porque acho não estamos sabendo dar o exemplo necessário que é saber dizer não em determinadas situações e, mostrar a todos que não fazemos parte e não aceitamos a imundice que se entranhou país afora.
     Paro às vezes para pensar – isso aconteceu várias vezes nas últimas semanas -, e me vem à cabeça o questionamento: Que mundo eu estarei deixando para os meus filhos e netos? Sinceramente não sei, mas com certeza não será o mundo que gostaria poder ver meus filhos e netos vivendo.
     Não estou falando, ou não estou descrevendo um simples conflito de gerações, coisa comum e facilmente identificável quando se avalia o relacionamento pais, filhos e avós. Estou tentando analisar o que vem tornando nossos filhos tão diferentes – pode até ser mesmo uma característica da própria geração -, então que seja, entretanto, não poderia deixar de dizer que nós teremos uma grande importância no que eles se tornarem, ou no que eles serão.
     Quero dizer que a minha visão não é exclusivamente pessimista, pois começo a ver mudanças tímidas que parecem mostrar o nascimento de pessoas novamente a fim de brigar pelos seus direitos e principalmente por aquilo que parece ser certo. Será uma nova geração em formação? Que seja e venha para mudar para melhor.

Nenhum comentário:

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca