Estamos no final do ano de 2011 e fomos pegos de surpresa com a notícia de termos nos tornado a sexta maior economia do mundo. Isso mesmo, o Brasil ultrapassou a Grã Bretanha e em breve passará a França. Mas não sairá do sexto lugar, pois será ultrapassado pela Índia.
A notícia é boa, entretanto, ela não fala por si só, ou seja, "não vale quanto pesa". O que quer dizer isso? A nossa economia é forte e cresceu muito nos últimos anos, principalmente após o Plano Real; fomos beneficiados pela crise mundial que assola principalmente os países do hemisfério norte, mas economia forte não significa qualidade de vida para a população. Basta dizer que hoje a Índia é uma das maiores economias do planeta. Em termos de qualidade de vida a Índia parece estar em situação pior que a nossa, contudo, nossa qualidade de vida ainda é bem ruim se comparada a dos países que agora ultrapassamos e que vamos ultrapassar na categoria economia mais forte do mundo.
Então fica a lição: Não basta termos uma economia forte e figurarmos no ranking dos mais ricos, porque temos que trabalhar muito para termos uma distribuição da riqueza e uma melhor educação de nosso povo. Sem base, e educação está na base, não existe crescimento que se sustente e lá na frente pode desabar como um castelo de cartas. Também não existe crescimento com inflação - vide o tempo perdido nos anos 80 quando patinamos assolados por uma inflação virulenta e fatal. Abramos nossos olhos, pois tudo começou a melhorar com o Plano Real e o grande benefício que este plano nos trouxe foi uma moeda forte, estável e um país sem inflação. Crescer sim, distribuição da renda sim, controle dos gastos públicos sim, eliminação da corrupção sim, redução de impostos sim e Educação, Educação, Educação sempre.
Olá! Eu me chamo Rubens Antunes da Cruz Filho. Este espaço está sendo criado para que eu possa expressar minhas opiniões sobre o que vem acontecendo no mundo, como também ler comentários ou mesmo opiniões de outras pessoas. Também usarei este espaço para falar um pouco sobre medicina e especificamente sobre endocrinologia e metabologia. Sejam Bem-Vindos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Livros Interessantes
- 1808 - Laurentino Gomes
- 1822 - Laurentino Gomes
- 64 Contos de Rubem Fonseca
- A Cabana - William P. Young
- A Farsa - Christopher Reich
- A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
- Agosto - Rubem Fonseca
- Cidade de Ladrões - David Benioff
- Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- GOG - Giovanni Papini
- Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
- Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
- O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
- O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
- O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
- O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
- O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
- Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
- Pós-Guerra - Tony Judt
- Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
- Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
- Ser Feliz - Will Fergunson
- Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
- Solar - Ian MacEwan
- The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
- Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca
3 comentários:
Pois bem, concordo com seu post. Sem Educação, não conseguiremos nada. Isso eu comento sempre em sala de aula, a Educação é a base de tudo e o hábito de ler o início de todo o processo. Feliz Ano Novo! tenha um 2012 maravilhoso. Celeste e Adélia
Rubens, escrevi um post quase idêntico ao seu ontem, abordando os mesmos pontos (aliás, se tiver tempo, dê um pulo lá:ijornal.blogspot.com).
Acho que pensamos de forma bem parecida. Não adianta nada o PIB do Brasil ser maior do que o das grandes potências. Nossa qualidade de vida, educação e infraestrutura continuam ficando MUITO atrás de França, Reino Unido e Alemanha. Toda essa riqueza está concentrada na mão de uma minúscula parcela da população: os mais ricos, é claro. E esse cenário, pelo jeito, continuará assim por muito tempo.
È assustador a informação de que o Brasil é a sexta economia no mundo, quando observamos que o lucro dos bancos foi em muito superior a mineração e a petroquimica, aonde vamos parar, considerando que este lucro que esta sendo aprisionado pelos banqueiros vai cada vez mais para a especulação e endividamento da camada mais pobre da população?
Postar um comentário