domingo, 31 de março de 2013

O Ovo da Serpente

A serpente é um réptil venenoso e sorrateiro que aguarda a oportunidade para atacar. Passa a imagem de um ser maléfico, que desde a Bíblia está associada ao mau, quando despontou no cenário do Paraíso. Mas ela não é má por instinto, mas sim por sobrevivência.
Quando falamos em Ovo da Serpente estamos nos referindo ao início do mau. Tivemos períodos terríveis da humanidade - o Fascismo, representado pelo Nazismo e o Comunismo cruel de Stalin, onde era fácil ser considerado um estorvo para o regime e sumir como pó ao vento. A Liberdade tão cantada e decantada por todos nós foi simplesmente esquecida e na verdade abolida por regimes totalitários que assolaram o Mundo no século XX.
Hoje no Brasil temos a chamada Esquerda no poder. Isso após anos de Ditadura de Direita, militar, que nos privou por muito tempo da Liberdade e cometeu crimes comparáveis ao Nazismo e ao Comunismo bárbaro da União Soviética. A Esquerda, assim como a Direita não sabem ser Poder, pois não admitem perder eleições e sempre querem se perpetuar. Isso é ruim, pois quem quer ficar no Poder não mede esforços para fazê-lo e, aí, os ovos começam a ser chocados.
Vamos nos ater a dois episódios recentes em nosso meio: em primeiro lugar gostaria de lembrar a visita da blogueira cubana que foi impedida por grupos radicais ligados ao Poder de se expressar livremente. De fazer inveja ao início da Alemanha Nazista e a ditadura stalinista soviética. O episódio foi mostrado na imprensa ainda livre que temos, no entanto, não vi nenhum grupo de defesa dos direitos humanos se manifestar em defesa da moça, que como "crime" maior carregava nas costas o fato de ter se manifestado contra a ditadura castrista de Cuba. Aqueles com sangue autoritário, lá no poder, se sentiram muito bem com seus cães de guarda atuando contra a Liberdade. Afinal, Cuba é um exemplo pra eles, que idealizam o Poder por talvez 50 anos ou mais inspirados nas ditaduras de esquerda.
O outro episódio ainda está em andamento - se trata da luta que estão travando grupos de homossexuais, artistas e "defensores dos direitos humanos", para tirarem da presidência da Comissão de Direitos Humanos um deputado que chamam de racista. Acho que ele realmente é racista, não concordo em nada com o que ele fala e a forma como age, mas como escreveu Élio Gaspari, ele foi eleito por mais de 200 mil votos e não foi colocado lá, no Parlamento, por decreto. O que esses grupos têm feito, invadindo as reuniões e impedindo o seu funcionamento é exemplo de totalitarismo. Briguem para tirá-lo, mas não dessa forma tentando impedir a Liberdade de opinião das pessoas. Por que não fizeram tal manifestação contra os cabeças do mensalão? Pelo contrário, estão arrecadando dinheiro em jantares para pagar a multa dos bandidos que assaltaram o Brasil.
O que existe em comum nos dois episódios? O ataque a Liberdade de expressão e do pensamento. Isso é o Ovo da Serpente sendo chocado.
Hitler chegou ao poder através da força impedindo pessoas contrárias de se manifestar, vide o episódio do Parlamento Alemão. Do mesmo modo ditaduras de esquerda se mantém no Poder por anos a fio, como na China e em Cuba e no passado na União Soviética. Os russos em Berlim no pós guerra tentaram implantar a ditadura comunista à força na cidade dividida, mas não conseguiram, porque aqueles que sofreram com a crueldade do exército vermelho - estupros em massa, assassinatos e prisões sem explicação -, lutaram para se livrar de outra ditadura e mantiveram seus direitos à livre expressão e pensamento.
Iremos deixar os Ovos da Serpente serem chocados?

segunda-feira, 25 de março de 2013

Estão Rasgando a Constituição?


Estamos numa democracia, pelo menos é o que chamamos, pois votamos, escolhemos nossos representantes, podemos emitir nossas opiniões livremente, desde que não configure agressão a ninguém ou a qualquer instituição e podemos andar livremente sem sermos importunados tendo que mostrar documentos, ou mesmo sermos questionados porque estamos nos locomovendo. Ah, esqueci-me da imprensa que ainda é livre.
Temos uma Lei maior que é a Constituição Federal, que deve ser seguida por todos. E em seu Capítulo 2 dos Direitos Sociais diz: “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Fica claro que todo cidadão tem direito a educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer e segurança. Então pergunto: a Lei maior de nosso país, a Constituição Federal, tem sido cumprida? Claro que não! Principalmente no que diz respeito à educação e saúde, muito pelo contrário, o poder público se omite e transfere a responsabilidade para a iniciativa privada, obrigando com isso que o cidadão pague caro para poder educar dignamente os seus filhos, como também para ter assistência à saúde. Como se não bastasse o absurdo que pagamos em impostos para não termos o que deveríamos ter.
Hoje quem depende de escola pública e de saúde pública está muito mal assistido. O governo pune e alardeia a punição aos planos de saúde como se estivesse fazendo grande coisa ao proteger o cidadão, mas omite o descaso da rede pública onde uma cirurgia pode levar mais de um ano para ser feita e uma consulta alguns meses. Ele, o governo, transfere hoje para a esfera privada a saúde e educação públicas. Nada contra as operadoras de saúde, como também contra as instituições de ensino privadas, no entanto, num país onde se tem uma constituição que diz claramente que o governo tem que prover educação e saúde e se paga impostos em nível de um país nórdico, o cenário que deveríamos ter era que nem operadoras de saúde, nem escolas privadas deveriam existir. Quem tem filhos estudando em instituições privadas e paga plano de saúde faz isso duas vezes – uma com os impostos (IRPF, CONFINS, ICMS, IPI, IPVA e outros) e outra com parte dos nossos salários.
Estão ou não rasgando a Constituição?

domingo, 24 de março de 2013

Os Incompetentes


Um dos problemas do envelhecimento é a perda da capacidade de aceitar as coisas erradas. Vão dizer: - Ah, isso é coisa de adolescente e não de velho. Isso mesmo, coisa de adolescente que começa a compreender o mundo em que vive e passam a criticar tudo que veem na frente, especialmente as coisas erradas. Talvez tenhamos que ter, num país como o nosso, o espírito de um adolescente. Mas como também dizem por aí, os velhos vão se tornando crianças novamente e veem os erros de forma exagerada, ou talvez verdadeira. Ainda não sou velho tecnicamente, pois no Brasil só quando chegamos aos 60 anos somos idosos, no entanto, não consigo deixar de me irritar com tudo que vem acontecendo rotineiramente em nossa terra.
Vamos então resumir a ópera, ou seja, temos que apertar os botões e dar nomes aos sentimentos. O que nos falta é indignação! Isso mesmo, o sentimento da indignação tem que ser explicitado de forma agressiva contra tudo isso que vem se passando à frente de nossos narizes. Não adianta falar e falar sem nada fazer, porque isso de nada adianta. A imprensa denuncia todos os dias e nós lemos, ouvimos e vemos as notícias e nada fazemos.
E essa história de nossa mandatária mor que viajou à Roma com um bando de gente e mobilizou um aparato tão grande de fazer inveja à nossa querida Tia Tânia nos aureus tempos das excursões para a Disney. Gastaram algo em torno de R$ 500 mil, ou talvez mais, para assistir a posse do Papa. A questão não é se o Papa merece tal aparato, acho que merece muito mais, entretanto, não se justifica e ainda mais na posse de um Papa que se chama Francisco, aquele que abdicou de todas as posses e riquezas para viver despojado de qualquer bem material numa vida de humildade.
Falta humildade a essa gente que se apoderou do poder no país e que infelizmente não reúne a mínima competência para lá estar. São pessoas que tem, quando tem, no currículo o fato de terem lutado contra a ditadura militar. Grande coisa, para não falar outra coisa. Gente com currículo bem mais recheado, que pegou em armas contra o nazismo e fascismo e lutou em guerras defendendo seus países de forma nobre, nunca se apropriaram de tal fato para galgarem cargos públicos e, muitos que tentaram fazê-lo foram derrotados nas urnas.
Precisamos de gente competente em todos os níveis, porque os incompetentes chegaram ao poder. Se continuarmos nessa tocada iremos naufragar solenemente, porque não existe país, por mais forte que seja e mais rico, que resista às trapalhadas e pilhagem que temos assistido.
Ah, não tem trapalhadas, ou melhor, eu estou exagerando? Só uma pequena para terminar: e a história das refinarias da Petrobras que o Sr. Lula inventou? Talvez tivéssemos condições de fazer uma, como disseram os técnicos à época, mas, o Sr. Lula, todo poderoso e especialista em pirotecnia política disse: - Não, vamos fazer cinco refinarias, pois eu banco. Deu no que deu, ou seja, nada! E a Petrobras não quebrou porque é pública e nós pagamos para ela dar prejuízo.  As refinarias devem sair, com atraso e Deus lá sabe quando e a do Maranhão ainda não se sabe como vai receber o petróleo para ser refinado, pois fica longe demais dos poços. Haja incompetência!

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca