segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Universo

O Universo

O Universo que é em verdade o mundo em que vivemos, onde está nosso planeta, nosso Sol e as estrelas que vemos à noite no céu está em expansão. Assim como um balão de festas quando o inflamos, o Universo se expande numa velocidade grande e nós que estamos no "interior" desse balão acompanhamos as galáxias se afastarem.
As galáxias são aglomerados de estrelas, planetas, satélites, cometas, rochas e tudo que resultou da formação do Universo. Nossa galáxia é a Via Láctea, que tem o seu formato em espiral e podemos dizer ser o "nosso cantinho" no Universo. As estrelas que vemos ao céu escuro da noite são parte dos astros que habitam a Via Láctea e porque não dizer nossos vizinhos.  Apesar de estarmos na mesma galáxia não estamos perto de outros astros como pode parecer, pois as distâncias universais em nada se assemelham ao que temos em nosso planeta, como por exemplo, a estrela mais próxima de nós, aquela que mais brilha no céu escuro que é Alfa Centauro está a cerca de 4,4 anos/Luz. Em termos universais isso representa pouco, mas em nossos parâmetros significa um absurdo, ou seja, seriam 4,4 anos de viagem, mas viajando na velocidade da Luz - 300 mil quilômetros por segundo. Até onde sabemos somente a Luz pode se deslocar nessa velocidade.
Ao redor das galáxias existe a chamada Matéria Escura. O que é esta Matéria? Até hoje não se sabe do que exatamente é composta, entretanto, sabemos ser uma Energia que possivelmente está levando o Universo a se expandir. E por falar novamente em expansão do Universo, assim como o balão de festas, possivelmente existe um limite para ela. E se existe esse limite o que acontecerá quando ele for atingido? O Universo se rasgará assim como o balão de festas se rompe quando a borracha que o forma se afina ao extremo até perder a contiguidade? Ou o Universo como num movimento de "bate e volta" irá começar a se movimentar no sentido contrário e da mesma forma que o balão de festas começará a murchar ou encolher?
Todas as galáxias giram no chamado sentido horário como um rodamoinho ao redor do seu centro. Apesar da expansão do Universo, alguns modelos preveem que algumas galáxias estão em rota de colisão com outras, assim como possivelmente vem acontecendo ao longo da existência do Universo. A nossa Via Láctea parece estar com seus dias contados. Contudo, ainda não há motivo para alarde, pois a possível colisão com a galáxia Andrômeda - também em espiral -, deverá ocorrer daqui a 4 bilhões de anos, próximo do fim de nossa estrela Sol, ou seja, provavelmente não existirá mais vida em nosso planeta, ou se existir, não será da forma que conhecemos. Dessa colisão surgirá uma nova galáxia e muitos planetas e estrelas serão "cuspidos" para além da nova galáxia de forma aleatória.
Eis que surgiu a palavra aleatória - ao acaso, sem controle -, que muito se aplica ao Universo. Pois então vejamos: o nosso planeta que chamamos de Terra orbita um Sol e faz parte de um sistema com mais 8 planetas, 4 próximo do Sol - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte -, e 4 mais afastados e enormes - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Existem ainda os chamados planetas anões, como Plutão, Céres, Haumea, Makemake e Éris. Todos esses planetas giram ao redor do Sol, assim como descreveu Nicolau Copérnico no século XVI, em órbitas específicas. Por sua vez a Terra orbita o Sol, numa distância que permite a existência de água na forma líquida - essencial à vida -, como também propicia uma radiação solar favorável, protegida por uma atmosfera que filtra parte dessa radiação. Não é por acaso que existe vida na Terra, mas a vida só existe na Terra pelo simples fato desse planeta circular ao redor do Sol na sua órbita específica, como também por ter como estrela um Sol que consegue manter explosão em sua superfície queimando gás hélio findável, num momento ainda com um tamanho e uma queima que favorecem a vida.
Vamos mais além nessa linha de raciocínio. Onde está localizado o nosso Sistema Solar na Via Láctea? Está numa região intermediária, nem muito ao centro, como também nem na periferia, de forma que favorece o aparecimento da vida. Perguntas então nos atingem de forma clara: a Terra foi colocada em sua órbita do Sol específica, como o Sistema Solar foi "instalado" na região que ocupa da galáxia por determinação de alguém? Óbvio que não e se estamos neste planeta, no Sistema Solar com o Sol nas condições atuais e numa posição dentro da Via Láctea favorável é tudo obra do aleatório, ou do acaso.
Existem "leis" que regem o Universo e algumas delas já conhecemos, sabemos como funcionam, mas não entendemos o porquê delas existirem. Essas "leis" parecem convergir para um único ponto e deste ponto parecem surgir. Elas são exatas, precisas e nos deixam tão confusos que certa vez o fabuloso físico Albert Einstein disse: "Deus não joga dados com o Universo". Bem, venho falando de aleatoriedade como posso explicar a frase de Einstein? As "leis" estão aí, regem tudo, mas o aleatório seria o imponderável, assim como "um livre arbítrio". O choque de duas galáxias não é algo planejado, mas pode ser explicado; contudo, o resultado desse choque é o inesperado e desconhecido.
Tudo no Universo mira um único objetivo, a Vida! Nós nos damos conta de nossas vidas e de todos os seres vivos que habitam a Terra. Mas eu vejo isso de outra forma: a água do mar não seria um "ser" vivo? Ou qualquer água não estaria viva? Não falo dos seres que a habitam, falo na estrutura H2O, dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. De quantos átomos somos formados? Quantos átomos de hidrogênio e de oxigênio têm agora, neste momento, em nosso corpo? Somos constituídos por muitos átomos, onde o carbono forma as principais estruturas. Qual a semelhança entre a água e nós, se todos somos seres vivos? Somos constituídos por átomos que formam uma estrutura. Entretanto, nós somos seres aparentemente mais complexos com vários sistemas, um verdadeiro Universo, só que nós temos uma estrutura que se tornou superior, nosso cérebro. Ele foi se modificando a ponto de nos tornar inteligentes, o que faz grande diferença. Contudo, a simplicidade de uma molécula de água não faz dela uma estrutura inferior.
A vida é o resultado final das "leis" que regem o Universo. Na Terra temos formas de vida que se desenvolveram aleatoriamente através do processo de adaptação. Em Marte, onde já conseguimos colocar um veículo que é um laboratório ambulante, não temos vidas como as que temos aqui. Mas temos vida na areia vermelha que aparentemente cobre toda a sua superfície. A areia é uma forma de vida aqui na Terra como em Marte. Tudo está interligado no Universo e a vida que surge é mutável e a forma que ela adquire é aleatória, como vários fatores influenciando essa aleatoriedade.
Certa vez comecei a escrever algo em que o título era a "inteligência é o problema". Por que o problema? Porque adquirimos algo em nossos corpos vivos que nos leva a pensar em coisas que não sabemos explicar. É um problema bom? Eu particularmente acho que sim, mas tem gente que involuntariamente acha que não, pois acham que não devemos questionar ou tentar entender a origem de tudo. A inteligência é o algo a mais que surgiu em nossos corpos vivos ao longo de nossa evolução na Terra. Outros seres vivos vagaram pela Terra e não existem evidências da presença da inteligência nesses seres. Esses seres sucumbiram e se foram, assim como outros estão sucumbindo enquanto espécies e nós, tão adaptados ao ambiente em que vivemos também um dia sucumbiremos, pois a vida é mutável e o movimento que a rege é aleatório.
O nosso Sol, esta estrela que nos dá a possibilidade de termos os seres vivos como temos na Terra, também está vivo e irá mudar, ou está mudando e irá sucumbir na forma que hoje o vemos. Mas como o tempo é uma dimensão que juntamente com o espaço formam o chamado Espaço-Tempo, ou Tempo-Espaço, que é curvo, tudo parece caminhar numa linha curva com direito a mão de ida e volta, mas que no momento só caminhamos numa direção, a ida, a expansão. Será que a singularidade do Tempo-Espaço hoje é resultado da expansão do Universo, ou da direção em que tudo caminha? Conhecemos o passado armazenado em nossas memórias e nos instrumentos que inventamos para armazena-lo. Mas o passado distante não nos é acessível em nossos cérebros inteligentes. Poderíamos viajar no Tempo por nossas mentes? Se o ar que respiramos tem átomos e existe apesar de não o vermos ele está vivo e por que não poderia conduzir nossos pensamentos? Nós produzimos energia quando pensamos e esta energia se difunde.

Nosso Universo é vivo, está interligado, sempre prepara condições para que a vida em suas várias formas exista. Nós quando morremos na forma em que estamos apenas mudamos de condição. Nossos átomos não morrem, mas eles vão servir de base para outras vidas. Nossos átomos de carbono serão estruturas para proteínas, para alimentos, para formar outros seres. Morremos como estrutura, paramos de pensar, a inteligência se esvai, contudo, nossa estrutura se transforma e continuamos a fazer parte do Universo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CUPTBAZUELA 7 X 1 BRAZIL – A COPA DO MUNDO CONTINUA E NÃO QUER ACABAR

As eleições terminaram. Mais uma vez perdemos de forma humilhante. A vergonha transborda nossos corações e vemos a nítida diferença que de pequena nos números, com Dilma tendo 3% a mais de votos que Aécio, porém enorme no verdadeiro cerne da questão.

O Brazil está dividido, porque a CORRUPÇÃO foi jogada para debaixo do tapete e a mensagem foi dada: "continuem que o POVO esquece!" A ética foi esquecida e os exemplos ruins espalhados aos quatro cantos! – "Ataquem de "morte" os nossos inimigos, aqueles que nos querem roubar o PODER!" – "Inventem o que for preciso para DESCONSTRUIR qualquer um que esteja em nosso caminho de PODER!"

O Brazil não merece mais quatro anos de PT! O POVO que trabalha e produz e que carrega o Brazil nas costas votou pela mudança, com exceção de Minas e Rio de Janeiro, onde teremos que entender. Em Minas a diferença foi pequena e é um estado enorme com características diferentes, com o seu norte que se assemelha ao nordeste do Brazil e o seu centro-sul pungente e desenvolvido. Já o Rio de Janeiro, o que dizer? Basta ver os candidatos ao governo do estado e aí tudo fica claro.

O Brazil perdeu com a eleição da Dilma. Perdemos a vergonha, a ética, a capacidade de se indignar com tanto roubo e desmando. Perdemos o RUMO!

Não adianta pessoas que se acham esclarecidas e que são da elite da sociedade, com mestrado, doutorado e querendo justificar o fato de terem votado no PT e de terem feito campanha para a Dilma falarem: "Eu estou pensando nas crianças que passam fome. Quero que eles tenham o que os meus filhos têm". Bonito né? E quem disse que o candidato da oposição iria tirar a comida das criancinhas? E quantas crianças vemos hoje pelas ruas abandonadas, cheirando CRACK nos guetos como zumbis, criadas nos 12 anos de governo do PT? Quanta hipocrisia! Engole-se um sapo enorme da CORRUPÇÃO, da ROUBALHEIRA em nome de um assistencialismo eleitoreiro.

Não foi de 3% a derrota do BRAZIL. Foi humilhante! Foi de 7 X 1! O pior, se é que ainda podemos falar nisso, foi que não perdemos da ALEMANHA, mas sim de um time misto composto por CUBA, VENEZUELA e PT. A Copa do Mundo só nos antecipou o que iria acontecer, mas retrocedemos, pois perdemos para o SUBDESENVOLVIMENTO!

O Brazil perdeu e perdeu feio para o PT. Nem os NORDESTINOS que votaram em massa na Dilma ganham com isso, pois são MASSA DE MANOBRA. Os NORDESTINOS são pessoas boas, trabalhadoras e honestas, mas vivem ainda no Brazil do CORONELISMO, onde os COLLOR, SARNEY, CALHEIROS, BARBALHOS e outros mais mandam e desmandam. O atraso do Brasil foi mais uma vez responsável pelo RETROCESSO que vivemos agora.

A melhor frase que vi na noite triste de ontem foi: "Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado."
Orson Scott Card.

Bem, o BRAZIL perdeu, perdeu de goleada, foi mais uma vez de 7 X 1 e o que restará disso tudo eu não sei. Eu e meus amigos, minha família, ficamos tristes, pois a lucidez que nos mostrou o caminho certo, a melhor escolha, não foi alcançada por muitos. Olha, não foram só os pobres que votaram no PT, se fosse entenderia, porque o discurso do PT era o de colocar POBRES contra RICOS, NEGROS contra BRANCOS, ELITE contra os ABANDONADOS, ou seja, a ideia era dividir o país para VENCER. E venceram!

Aqueles que aplaudiram o discurso petista da divisão e que hoje acordaram cedo, ligaram suas TVs de LCD de 50 polegadas, desligaram seus ar-condicionado SPLIT, sentaram na cozinha para tomar o seu café, com pães, frutas, lendo o jornal ou vendo as novidades nos seus IPADS, que tomaram um banho quentinho, ou morno, colocaram uma boa roupa de grife, um sapato caro e da moda, desceram de seus apartamentos em bairros nobres de suas cidades e pegaram o seu carro último modelo todo PLASTIFICADO COM a PROPAGANDA DA DILMA E DO PT, para levar seus filhos para a escola que custa em média R$3000,00 por mês, VOCÊS TEM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE NISSO TUDO.

O BRAZIL precisava da mudança, precisava de gente que viesse para combater a CORRUPÇÃO, não PROPAGÁ-LA. A verdadeira DIVISÃO que tem que ocorrer no BRAZIL, para que nos tornemos um PAÍS de VERDADE é a das riquezas. Temos que estimular o TRABALHO, o DESENVOLVIMENTO, de forma que menos pessoas venham a precisar do ASSISTENCIALISMO DO ESTADO.

O BRAZIL PERDEU, mas tenho dúvidas se haverá vencedores. Uma pena!

domingo, 26 de outubro de 2014

Parabéns a Você Que Votou no PT


Gostaria de dar os parabéns para você que votou no PT e ajudou a reeleger a Dilma, pois você:

-Ajudou a manter um governo envolto em vários episódios de corrupção e outros que estão por vir;

-Deu um belo exemplo de cidadania, pois nunca pensou nos exemplos passados por aqueles que você manteve no Planalto, mas sim em você;

-Contribuiu para a diminuição da liberdade de expressão;

-Contribuiu para estimular as campanhas eleitorais baseadas nas mentiras e nas ameaças – como, por exemplo, aos pobres coitados que recebem “bolsa-família”, ou aos que estão na fila para receber uma casa no “minha casa minha vida”;

-Ajudou a enriquecer os familiares daqueles que lá estão no Planalto;

-Ajudou a manter um projeto de poder que não é só de 12, 16 ou 20 anos, mas sim de 50 anos (DITADURA);

-Validou o TERRORISMO ELEITORAL;

-Validou a perseguição a jornalistas;

-Contribuiu para o TERRORISMO REAL da destruição do patrimônio alheio. Sim, não é seu não é?

-Deu um belo exemplo para os seus filhos, netos ou pais e amigos.

Pois bem, parabéns! Você conseguiu ajudar ao Brasil retroceder e agora? Espero que você esteja certo (a) no que fez, pois senão!

Que Brasil irá surgir depois de tanto TERRORISMO? Aliás, fazer terrorismo é prática costumeira daqueles que você manteve no Planalto.


Só nos resta pedir a DEUS que nos ajude e que eu esteja antecipando algo que não irá acontecer.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A Consciência do Voto

No domingo dia 26 de outubro iremos às urnas para eleger um novo presidente do Brasil. Chamo a atenção daqueles que irão votar no PT, pois até entendo que achem que as obras sociais do atual governo foram boas, que o avanço nesta área se deu nos últimos anos, mas em nenhum momento o candidato da oposição disse que iria acabar com elas e, muito pelo contrário, falou que irá melhorá-las e avança-las. Somente na propaganda TERRORISTA do PT é que se diz que ele iria exterminá-las.

Bem, você que vota no PT e que fecha os olhos para tanto desmando e tanta corrupção, acha que é tudo obra da "grande mídia", deve apoiar o controle da imprensa e a perseguição de jornalistas como apregoada pelo ex-presidente Lula e pelo atual governo. Agora, gostaria de que vocês me explicassem como podem votar em pessoas como: JADER BARBALHO, FERNANDO COLLOR, PAULO MALUF, JOSÉ SARNEY e RENAN CALHEIROS? Isso mesmo, quem vota no PT está votando indiretamente nesses camaradas que já prestaram "ilibados" serviços ao país e fico a imaginar o porquê de estarem no palanque da Dilma?

A alternância do poder se faz necessária, pois num regime democrático nenhum partido pode ficar tanto tempo no CONTROLE DO GOVERNO.

Quem vota no PT VOTA EM JADER BARBALHO, FERNANDO COLLOR, PAULO MALUF, JOSÉ SARNEY e RENAN CALHEIROS! Existe coisa mais atrasada e retrógrada?

Apelo para que tenhamos CONSCIÊNCIA NA HORA DE VOTAR.

sábado, 18 de outubro de 2014

O Perigo Ronda Nossas Vidas

Estamos em período eleitoral, mais precisamente no segundo turno das eleições. O Brasil se acostumou ao jogo democrático, felizmente, mas diria que estamos vivendo os anos da puberdade democrática no Brasil – muita imaturidade. Os pleitos anteriores não foram um primor, muito pelo contrário, nunca tivemos um verdadeiro confronto de ideias e propostas; entretanto, nunca vi uma eleição como a que estamos vivendo.

Hoje em minha opinião e de outras pessoas que conheço estamos vivendo a pior eleição para presidente dos últimos anos. Fica claro o despreparo dos candidatos, a raiva e o ódio do partido que ocupa o poder há 12 anos pelo risco de perdê-lo e, principalmente uma distinção absurda entre os dois candidatos – uma faz de tudo para não perder o poder, pois tem um projeto de poder em que os cidadãos são o meio de consegui-lo e, o outro, briga para assumir um posto sendo obrigado a prestar a atenção no povo e, por força das contingências, pode estar inaugurando uma nova e verdadeira política social no Brasil. Óbvio que já me defini, mas tento, se é que possível, fazer uma avaliação neutra da situação.

Nos últimos anos o Brasil tem vivido situações que são sinais para algo não muito bom em nosso futuro. Algumas tentativas de cerceamento da liberdade do cidadão, algo inconcebível numa democracia, têm ocorrido – cito a tentativa de controle da impressa, o ataque a jornalistas, pressão contra o judiciário e invasão à privacidade do cidadão. Será isso o resultado de 12 anos no poder de um mesmo partido? Pela primeira vez após o período da ditadura militar, quando era ainda universitário, senti medo de expor minhas opiniões em locais públicos. Será isso um sinal?

Entretanto, o que mais tem causado mal ao pleito é a chamada política da desconstrução. O que é isso? Simples, é um ataque impiedoso contra o adversário – talvez no caso inimigo -, de forma a deixa-lo atordoado e levar a opinião pública a rejeitá-lo. Isso é correto? Não, nunca foi e nunca será. Mas tem sido aplicado de forma impiedosa por um dos candidatos contra aqueles que se postam em sua frente.

Só isso, a política da desconstrução, já poderia nos levar a evitar tal candidata que a aplica, mas infelizmente não é isso que vemos. Como se não bastasse a forma vil de procurar erros e desleixos dos adversários como plataforma política, o partido dessa candidata está envolvido num oceano de denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público – aliás como disse um motorista de taxi que me conduzia ao trabalho esta semana: "que desvio de dinheiro público que nada. O nome disso é roubo de dinheiro público de cada cidadão que trabalha e paga seus impostos".

O perigo ronda nossas vidas, pois a inflação voltou e está fora de controle e, pior, vai piorar com o aumento do combustível e da energia elétrica. Se a candidata do partido que está no poder há 12 anos ganhar as eleições estaremos inocentando a ela e todos aqueles do seu governo envolvidos em malfeitos, como o da Petrobras – a candidata era presidente do conselho desta estatal quando da compra superfaturada de refinaria nos Estados Unidos -, e lhes dando de presente mais 4 anos para continuarem a fazer o que estão fazendo.

A tal candidata fala em governo novo e em reforma política, mas quando observamos aqueles que lhe dão apoio: José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Collor de Melo, Paulo Maluf, entre outros. O que dizer? Quem conhece ou conheceu essas pessoas, das quais eu não compraria um carro usado, devem pensar melhor na hora de votar. E quanto a política. Ô coisa mais antiga e velha, que remonta ao período do coronelismo.

Bem, tentei ser neutro, mas não consegui. Fica difícil! Tinha que fazer esse desabafo, pois a ideia é só desabafar e alertar, como já fiz há mais de 2 anos em posts aqui neste blog falando da política econômica e do risco da volta da inflação. Tenhamos consciência e vamos em frente na busca de um país melhor, onde exista liberdade, democracia, saúde e onde não exista corrupção, pobreza, desigualdades e pessoas que tentam conseguir seus objetivos destruindo os outros.

domingo, 4 de maio de 2014

Somos Todos Iguais?

Vou começar de forma simples e clara: Não! Obviamente não somos iguais e, muito pelo contrário, somos todos diferentes! Essa questão tomou conta da mídia recentemente devido aos episódios de racismo contra jogadores de futebol na Europa.
Deus criou uma forma para que nós animais, no caso específico, humanos, nos perpetuássemos como espécie. Criou o DNA e podemos dizer com clareza que não existe um indivíduo igual ao outro quanto a sua genética. Calma, não me esqueci dos gêmeos idênticos, que têm sim a mesma genética, mas mesmo assim são diferentes. Vamos deixa-los de lado nessa discussão.
Quando da concepção da vida, o concepto recebe metade da carga genética da mãe e a outra metade do pai, formando com isso um indivíduo único, com uma genética própria, sem outro igual no planeta. Os genes vão ativar ou inativar proteínas que criarão as características próprias de cada indivíduo. As mutações cromossômicas, que vêm ocorrendo ao longo da existência dos humanoides na Terra é que vão alterando as características de cada indivíduo e, essas mutações, são passadas através da carga genética daqueles que concebem o concepto.
Por sermos então diferentes, não aceito a ideia de que todos somos iguais. Além de errada pelo aspecto científico, também deve ser desconsiderada pelo ângulo de que somos da mesma espécie, pois não somos iguais mesmo. Entretanto, o que nos faz belos como espécie é o fato de sermos diferentes singularmente. Cada Ser humano é um indivíduo distinto, com uma genética própria e que vive à mercê do ambiente.
O racismo é mais uma criação imbecil de nós humanoides, que visa subjugar aqueles “diferentes” que nos interessa subjugar. Vou explicar: A cor da pele é uma diferença que incomoda, pois ela marca a origem genética daquele indivíduo. Como indivíduos de regiões do planeta onde se conseguiu um maior desenvolvimento tem predominantemente a pele de cor clara, esses veem os de pele de cor escura, que tem como origem genética regiões do planeta subdesenvolvidas e muitas vezes selvagens, como inferiores e os discriminam - sei que não é tão simples assim, mas vamos considerar desta forma. Contudo, a imbecilidade é tamanha, pois já com certeza sabemos que o Homem que hoje habita todos os continentes se originou da África, ou seja, de uma região onde a cor de pele escura foi necessária para a sobrevivência.
Mas o racismo embute um conteúdo elevadíssimo de preconceito, o que é utilizado para expor e destilar as frustrações e incompetência daquele indivíduo racista. Existe preconceito e muitas vezes racismo contra judeus, árabes, palestinos, pobres, homossexuais, mulheres e contra qualquer característica que incomode as pessoas com cérebro doente.
O perigo do racismo e do preconceito é quando se transforma em violência, como aconteceu nos EUA nas décadas de 1950 e 1960, ou quando grupos resolvem bater e matar homossexuais e, jovens, resolvem queimar um simples índio dormindo.
A implementação de determinadas medidas que têm um cunho predominantemente eleitoreiro, como a medida de cotas raciais no acesso a universidade pública e ao serviço público; em minha opinião, aflora um sentimento que se mantinha contido. Medidas mais eficientes, como a melhoria do ensino básico e fundamental, com um ensino de qualidade para todos, com oportunidades iguais, corrigiria um problema de desigualdade sem a necessidade de cotas raciais.

Bem, não somos iguais, a beleza do Ser humano está em sua singularidade. O racismo é coisa de gente imbecil, incompetente e, porque não dizer de um doente. O mais importante é que precisamos aprender a viver com as nossas diferenças!

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca