sábado, 31 de outubro de 2009

Devo Ficar Bravo com Deus?


Já afirmei em postagens anteriores e afirmo novamente que acredito em Deus. Só não tenho religião, mas não é preciso ter religião para se crer em Deus.

No entanto, ando com motivos para ficar bravo com ele. Muitas coisas que passei nos últimos anos não foram nada boas: - A coisa ficou bastante ruim com a morte do meu pai em 1991. Achei que não ia resistir, mas consegui vencer a dificuldade de perder aquele que era uma fonte de inspiração e de ajuda aos 58 anos de idade. - Depois veio a doença cardíaca congênita de meu filho mais novo, que teve de ser operado com 6 meses de idade. Felizmente hoje ele é um belo de um garoto nos seus 18 anos e uma pessoa totalmente normal e saudável. - Continuei tendo meus problemas e dificuldades, mas hoje estou passando por outro bastante violento, talvez não tanto  violento, porém para mim tem sido. Desenvolvi um descolamento de retina no meu olho esquerdo e pior, descobri que as minhas retinas estão bastante esculhambadas e que precisarei tratá-las com laser para que não sofra outros descolamentos. Perdi um pouco da visão superior no olho esquerdo, mas acho que vou recuperá-la. Bem, vou sim recuperá-la!

Mas certamente estão pensando: - Ele só está vendo o lado ruim das coisas... . - Todos podem ter esses problemas... . Concordo. Entretanto, não estou citando os problemas para que seja visto como uma vítima sofredora. É bom dizer que tenho tido muita felicidade na minha vida amorosa, profissional e com meus filhos. Sou feliz!

Preciso ficar bravo com Deus? Acho que não! Deus, que é essa energia que habita nossos corpos, mentes e todo o universo sabe navegar nossos desejos e fazê-los através de caminhos tortuosos se tornarem reais. Nós fazemos Deus nos fazer bem! A força de viver e a vontade de fazer bem e ajudar a todos e a si próprio e a busca por aquilo que queremos pode ser tido como a FORÇA DE DEUS!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pelas Impressões Digitais do Leonardo da Vinci!

O Leonardo da Vinci foi uma daquelas pessoas que nasceram fora de sua época. Era genial! Pintava como ninguém, fazia estudos sobre o corpo humano, estudava os astros e imaginava máquinas que hoje são os helicópteros, tanques de guerra, asas voadoras e outras coisas mais. Sem dúvidas uma pessoa diferenciada.

Recentemente numa pintura atribuída a um pintor do século XIX foram encontradas impressões digitais do mestre Leonardo. Veja abaixo:

Será Bianca Sforza?

Fantástico! Porque hoje através das impressões digitais do mestre encontradas em seus manuscritos podem-se investigar algumas obras suspeitas de terem sido feitas por ele, como a acima. Sem dúvidas a pintura tem os traços característicos de Leonardo da Vinci.

Recentemente fui à França e lá conheci um castelo em Amboise onde está o túmulo desse gênio. Na verdade ele nasceu em Florença, mas viveu os últimos três anos de sua vida em Amboise sob a proteção de Francisco, seu último protetor. Veja fotos abaixo:


Túmulo de Da Vinci

 
Castelo de Amboise

Algumas pessoas nascem com o dom de buscar o conhecimento e são tão abertas nessa busca que se envolvem em várias áreas. Foi o caso de Da Vinci, que buscou o conhecimento em vários campos e de certa forma anteviu muitas invenções de hoje.

Assim como Einstein, se Da Vinci vivesse hoje teríamos que após a sua morte estudar o seu cérebro, até para nos certificar se ele não era um ET. A genialidade está em todos nós. Em alguns em excesso em outros muito pouco, mas certamente está. Buscar e saber utilizar essa genialidade são o que nos faz diferentes.

sábado, 24 de outubro de 2009

Vivendo a Vida um Dia Após o Outro



O tempo e espaço já foram bem descritos por Einstein. Nós passamos e o tempo não, ou melhor, é apenas mais uma dimensão (tempo-espaço). Vivemos na maior dificuldade no dia-a-dia. É trabalho, estudo, contas, despesas, falta de tempo e uma série de problemas do mundo atual. Esses problemas nos criam mais problemas e nos colocam em situações complexas com nossa cabeça.


Qual a melhor forma de viver já que os problemas, ou melhor, as dificuldades são inerentes a vida moderna? Talvez como escrito no título: viver um dia após o outro. Verdade! Nada melhor do que avançarmos com cautela no dia-a-dia, ou estabelecer objetivos diários, para que assim possamos suplantar a ansiedade e dessa forma vencer uma dificuldade de cada vez.


Difícil é conseguirmos por em prática essa forma de viver, pois fomos criados tendo que pensar no futuro longínquo. Assim é complicado e ai surgem os problemas. Viver livre de problemas é impossível, mas temos que minimizar e fazer deles nosso aliado na vitória final!


Einstein está certo, pois tudo é relativo... .

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

São Paulo e os Lípides, ou Melhor o Colesterol

Hoje cheguei à cidade de São Paulo. Saí do Rio às 14 horas e 15 minutos e cheguei a São Paulo por volta das 15 horas e 10 minutos. Foi um voo tranquilo, apenas um pouco de turbulência na descida em Congonhas.



Não vim a São Paulo para passear. Vim assistir e participar de uma discussão muito importante sobre colesterol, o controle dos níveis de colesterol e o risco cardiovascular. Serão abordados dados de estudos recentes sobre o uso de estatina e redução dos níveis de colesterol e do uso da estatina no controle da proteína C reativa e diminuição no risco cardiovascular.


Cada vez mais é constatado que a estatina tem um efeito benéfico não só no controle dos níveis de colesterol, mas também na inflamação que leva ao processo aterosclerótico. Vai ser um final de semana proveitoso.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nunes, O Artilheiro das Decisões!


É o Flamengo está chegando. Muitos que torcem contra começaram a ficar com medo do Flamengo atingir o ponto mais alto da tabela ao final do campeonato Brasileiro da primeira divisão. Bem, isso é plenamente possível, ainda mais com o Palmeiras patinando lá na frente.

Mas é ai que eu me lembro de um cara que foi marcante na história do Flamengo e em especial dos títulos Brasileiros conquistados pelo Mengão. Estou falando de Nunes, o artilheiro das decisões.

Craque acho que não, pois em nada se assemelhava a jogadores como Zico, Carpegiane, Falcão e outros; mas tinha algo de especial que era fazer gols na hora certa. Foi assim contra o Atlético Mineiro no primeiro título Brasileiro ganho pelo Flamengo em 1980 e também em 1982 contra o Grêmio em Porto Alegre. Sem falar no mundial de 1981 contra o Liverpool em Tóquio.

Hoje ele trabalha no Flamengo e tem a sua vida, assim como Andrade, ligada ao time rubro-negro. Nesses tempos em que o Flamengo volta a jogar bonito e a brigar pelo título nacional nada melhor do que lembrar de pessoas que ajudaram o Flamengo a ser pentacampeão Brasileiro e a ter um título mundial conquistado em Tóquio.

Vamos lá Mengão!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Diabetes Melito - Como se Cuidar?


A diabetes melito do tipo 2 é a principal forma de diabetes em todo o planeta. Esta doença vem aumentando de forma epidêmica por todos os continentes, em alguns mais e em outros menos. Isso quer dizer que temos hoje uma enormidade de pessoas com diabetes do tipo 2 no mundo e as perspectivas são as piores possíveis no que diz respeito ao aumento do número de casos.

O grande problema do aumento do número de diabéticos no mundo é que isso significa que teremos uma avalanche de pessoas com complicações cardiovasculares (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, obstrução arterial) e como consequência um custo elevadíssimo à saúde pública, não só financeiro, mas também da saúde emocional da população.


Quem tem diabetes do tipo 2 o que deve fazer?


Primeiro deve estar em acompanhamento com um médico que saiba tratar diabetes e que esteja atualizado com as novidades em relação ao tratamento e resultado de estudos recentes. Segundo, tem que fazer sua parte, o que diria ser o mais importante. O diabético deve fazer exercícios de forma regular, procurar entender a importância de uma alimentação adequada ao seu problema e tentar utilizar os medicamentos corretamente como indicado pelo médico assistente. É muito importante controlar o excesso de peso e principalmente a gordura abdominal.


Em terceiro lugar o paciente diabético tem que saber da importância de também controlar a pressão arterial, se for hipertenso (a maioria o é), às vezes tendo que utilizar mais de um medicamento para isso, além de controlar os níveis de colesterol, se preciso com uso de medicamento.


No entanto, o diabético tem ter consciência do seu problema, que no caso do diabetes tipo 2 começou bem antes do seu diagnóstico e dos riscos que corre. A atividade física regular, eu diria, é a principal medida para o bom controle do diabete tipo 2. Entretanto, não podemos nos esquecer de tudo que foi dito acima.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

E a Violência Continua...

Na verdade ela nunca terminou e nem começou a terminar, mas sim está presente e de forma muito intensa. Ocasionalmente ocorrem picos ou situações pontuais onde temos ondas de agressões maiores e a imprensa divulga com mais veemência, o que cria um clima maior de insegurança e gera toda uma situação de consternação.

Estamos dominados pela violência que é endêmica em nosso meio. Já podemos dizer que estamos anestesiados, pois nos acostumamos a ver imagens de pessoas degoladas, cadáveres estraçalhados e sangue por todos os lados. Isso não choca mais!

O episódio da queda do helicóptero no último sábado foi mais um desses picos de violência e por ter levado à morte de dois policiais que estavam na aeronave aparentemente chocou-nos. Ficamos sabendo que os bandidos dos morros do Rio têm armas capazes de abater helicópteros. Isso sim causou-nos impacto.

Agora o pior é que hoje o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para os jogos Olímpicos de 2016 e o Maracanã será o palco da final da copa do mundo de 2014. O que será feito nesses 4 a 6 anos para controlar a violência endêmica na cidade do Rio? O que dizer dos transportes públicos? Em verdade o Rio não deveria ser sede de nada enquanto os governantes e nós povo não resolvêssemos esses problemas gravíssimos. É assim que eu penso.

sábado, 17 de outubro de 2009

É Dia do Médico - Temos Que Festejar - Como é Difícil Ser Médico!

Dia 18 de outubro é o dia do Médico!



Devemos comemorar? Acho que apesar de tudo sim. Porque ser médico, ou melhor, se tornar um médico é difícil - temos que estudar por seis anos, após um vestibular extremamente difícil, tentar residência médica, também um concurso muito disputado e depois passar a praticar uma especialidade.


Formar um médico é dispendioso não só pelo tempo dedicado aos estudos, mas também pelo custo da formação em si (laboratórios de ensino, professores capacitados, salas de aula bem equipadas, material didático e tudo mais).


Então me respondam: Por que o médico é tão mal remunerado e tão pouco valorizado pela sociedade? Será que nos países onde a medicina é gratuita os médicos são mais bem vistos, ou valorizados? Ou será que ganhar dinheiro com a prática médica é um sacrilégio? Geralmente as pessoas só valorizam o médico quando precisam de sua ajuda.


Um bom médico além de gostar do que faz tem que dedicar um grande tempo à sua formação e aperfeiçoamento, muitas vezes abrindo mão da companhia da família. Como o médico é mal remunerado tem que trabalhar muito para formar um ganho mensal que dê para ele sobreviver. Então, por que tantas pessoas querem fazer medicina? Não sei a resposta.


Bem, é dia do médico! Vamos comemorar e torcer para que governantes e o próprio médico aprenda a se valorizar, porque só assim teremos uma remuneração justa pelo nosso trabalho.


Feliz dia dos médicos para todos os meus amigos médicos! E para aqueles que precisam de nossos préstimos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

EM NOME DO PAI, MAS PELOS FILHOS


Estou ficando velho! Sim é uma constatação. No dia 24 do mês passado o meu filho mais novo (Rubens) completou 18 anos, hoje o outro (Alexandre) completa 22 e no dia 08 do mês de novembro o mais velho (Daniel) faz 28 anos. É, um legado maravilhoso.

Vivemos pelos nossos filhos, pela mulher que amamos, ou melhor, pelas mulheres, porque não posso esquecer da minha mãe e irmãs. Porém, o que mais nos toca é a ligação com nossos filhos. Eles são a continuação de nossas vidas, aqueles que vão fazer coisas diferentes, que vão viver emoções próprias e que levam uma parte de nós em tudo que são.

Fico sempre muito feliz quando penso neles e em tudo que vêm realizando. São esforçados, estudiosos e como tal batalham para conseguir o que pretendem. Muitas vezes ocorrem complicadores que são naturais à vida de todos nós. Assim a personalidade de cada um vai se formando e a vida continua... .

Em nome do pai, coruja, digo com muita satisfação: amo meus filhos do meu jeito, mas amor não tem jeito, pois ele é abstrato, se transmite em ondas que se chocam contra nossos corpos e em realidade não dá para se medir. Que eles saibam continuar aquilo que começamos.

Feliz aniversário a todos!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BALÕES! BALÕES! E MAIS BALÕES!


Os brasileiros adoram soltar balões. Dentre os brasileiros o carioca é mestre nessa arte perigosa de soltar balões. Todos sabem que os balões são extremamente perigosos, pois podem atrapalhar o tráfego aéreo, por em risco as refinarias de petróleo, como também prédios, residências e tudo mais. Os balões na verdade são como bombas incendiárias que atacam pelo ar.

Todos sabem também que soltar balão é crime e mesmo assim as pessoas burlam a lei e soltam balões impunemente. Até quando? Que é bonito isso é, mas uma beleza perigosa que deve ser esquecida e punida com veemência por toda a sociedade.

A SELEÇÃO BRASILEIRA PERDEU DA BOLÍVIA. E AI?


Mais uma vez o Brasil perdeu da Bolívia. Verdade, o Brasil perdeu na altitude de La Paz para a fraca seleção da Bolívia. Mas e ai? Nada! O Brasil já está classificado para a copa do mundo e o jogo foi um simples amistoso. Esse negócio de terminar a eliminatória invicta é coisa do Dunga e não serve de nada.

Ruim, ou melhor, quem realmente saiu perdendo foi o time do Flamengo. Mais uma vez um jogador importante do time servindo à seleção se machuca. Ontem foi o Adriano que sofreu um corte no tornozelo. Espero que tenha condições de jogo para pegar o Palmeiras no próximo domingo.

Bom mesmo foi para aqueles supersticiosos, pois nas outras duas vezes em que o Brasil perdeu em La Paz para a Bolívia (1993 e 2001) o time foi campeão mundial na copa do mundo (1994 e 2002). Espero que o mesmo ocorra na próxima copa.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OS JOGOS OLÍMPICOS VÊM AI!


A cidade do Rio de Janeiro conseguiu um feito estupendo ao superar cidades de primeiro mundo (Chicago, Tóquio, Madri) e vencer a competição para sediar os jogos olímpicos de 2016. Foi uma tremenda batalha e com o apoio do Governo do Estado do Rio e Federal, trabalhando intensamente nos bastidores, com pessoas competentes e contratadas a peso de ouro, no final recebeu a indicação.

Acho que sediar os jogos de 2016 vai dar uma grande oportunidade aos nossos governantes para que empreendam medidas que levem à recuperação e possam alçar a cidade do Rio, como também adjacências ao nível de primeiro mundo. Será também uma grande oportunidade para desviar recursos financeiros, pois estes vão brotar de todos os cantos, mas cabe a nós cobrarmos isenção e retidão daqueles que vierem a gerir os recursos.

Muito deve ser feito com relação a transportes, educação, violência, saneamento básico e moradia. Hoje a chegada pelo aeroporto Antonio Carlos Jobim (galeão) é algo terrível. O visitante se depara logo de saída com uma enormidade de favelas, passa entre elas e cruza um mangue extremamente fedorento, o que já de cara vem a demonstrar o que ele irá vivenciar em sua visita.

Ganhar o direito de sediar os jogos criou um compromisso que provavelmente vai mudar a característica da cidade do Rio de Janeiro e suas adjacências. Mas a vigilância do cidadão deve ser constante e a cobrança para que as metas sejam cumpridas também.

O voto de confiança que o Comitê Olímpico Internacional nos deu tem que ser honrado!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CHEGOU O MOMENTO DA DECISÃO


Está chegando o momento. Neste período do ano vários jovens e adolescentes entram no pânico do vestibular. Existe coisa pior do que o vestibular? Talvez sim, pois poderíamos enumerar uma enormidade de coisas piores, mas para quem está vivenciando o momento com certeza não existe nada pior.

Ele é feito num período em que o indivíduo está passando para a idade adulta, ou seja, a época em que sofremos com vários dramas que habitam nossos pensamentos e além de tudo tem o danado do vestibular. É um sofrimento. E se não passar? E se passar? Como seria bom passar e se livrar desse peso enorme em nossas costas. Assim são os pensamentos que pululam a mente dos jovens cheios de acne e com olheiras que enchem as salas de aulas dos cursinhos e terceiro anos dos colégios por todo o Brasil.

Este ano a coisa está um pouco diferente porque o Ministério da Educação criou um ENEM diferente que vale mais e parece avaliar o raciocínio e o conhecimento geral do candidado obrigando-o a não ser um mero repetidor de conhecimento. Mas já começou mal com a quebra do sigilo da prova - adiamento e mais problemas para aqueles que já estão muito ansiosos.

Como seria bom entrar na faculdade que escolhemos sem necessidade de sofrer com um vestibular destruidor de almas e que marca a vida inteira!

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca