Estamos entrando num novo governo. O Brasil sem sombra de dúvidas cresceu em muitos aspectos, mas não poderia ser diferente. Entretanto, ainda padecemos de problemas sérios como aqueles da área de saúde. Hoje a saúde pública em qualquer ponto de nosso país não escapa da mínima análise e logo se atribui notas muito baixas independente do estado ou município.
O que está acontecendo? A resposta é simples: o que sempre aconteceu. Ou seja, pouco se investe em saúde pública, isso em todos os níveis – federal, estadual e municipal -, pois a saúde pública dá prejuízo, ou melhor, o dinheiro não se reverte em propaganda para o governante e seu governo. Mas acontece que as verbas têm que ir para a saúde, pois os frutos desse investimento vem em menos internações, numa população saudável e com bem-estar.
Nada melhor que um governo que começa em nível federal para balizar os investimentos em saúde pública. Agora é a oportunidade e não se resume em simplesmente construir hospitais, ou postos de saúde, porque uma política de saúde que também privilegie àqueles que trabalham na área se faz necessária urgentemente.
Políticas que abordem a prevenção são de suma importância em todo esse contexto. Vamos esperar para ver o que o governo federal fará para melhorar a saúde pública e, também, aguardar o que farão os novos governadores que começam hoje seus mandatos.
Saúde já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário