
É público e notório, pois basta olharmos ao redor que percebemos com clareza que nós, os seres humanos, estamos vivendo mais e obviamente ficando mais velhos. O que está acontecendo?
Olá! Eu me chamo Rubens Antunes da Cruz Filho. Este espaço está sendo criado para que eu possa expressar minhas opiniões sobre o que vem acontecendo no mundo, como também ler comentários ou mesmo opiniões de outras pessoas. Também usarei este espaço para falar um pouco sobre medicina e especificamente sobre endocrinologia e metabologia. Sejam Bem-Vindos!
Como a África do Sul está na moda e tem motivo para estar, o meu amigo José Eduardo me mandou este texto que explica um pouco mais da história daquele país:
Os primeiros habitantes dessa região meridional do continente africano eram as populações do grupo étnico KHOISAN, entre as quais a etnia ZULU. Quando os árabes fecharam o Mediterrâneo houve a necessidade de se encontrar novas rotas para o comércio com o oriente. Portugal conquista Ceuta (1415); Açores e Cabo Verde; Guiné Bissau; Angola e em 1487, Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas que passa a chamar-se Cabo da Boa Esperança. Os portugueses não estabeleceram postos de colonização e em 1652 a Companhia das Índias Orientais (Holanda) estabeleceu uma feitoria permanente (böers).
Em 1806 os britânicos anexaram a Cidade do Cabo e em 1814 a região passa a ser administrada pela Coroa Inglesa. Ocorrem choques entre ambos (böers e quakers - da aveia, lembra?) havendo um grande êxodo dos holandeses para o nordeste, que culmina com a Guerra dos Böers (1899 – 1902) vencida pelos ingleses. Em 1910 forma-se a União da África do Sul fiel à Coroa Inglesa, a minoria branca, composta de africânderes (böers) e descendentes de britânicos que promulga uma série de leis que consolidam seu poder sobre a maioria negra. Essa política de segregação racial (Apartheid) é oficializada em 1948. A oposição à Apartheid toma força em 1950 com o CNA (Conselho Nacional Africano). Em 1960 a polícia mata 67 negros que participavam de uma manifestação. Em 1984 uma revolta popular contra a Apartheid leva o governo a decretar a Lei Marcial e a ONU impõe sanções à África do Sul. No ano de 1989 com a posse de Frederic de Klerk ocorrem mudanças e em 1990 Nelson Mandela (líder do CNA) é solto após 28 anos de cativeiro. Em 1992 num plebiscito só de brancos 69 % se pronunciam pelo fim da Apartheid e em 1993 Nelson Mandela e Frederic de Klerk ganham o Prêmio Nobel da Paz.
No ano de 1994 Mandela é eleito presidente da RSA e em 1999 é eleito Thabo M’beki que dá
perdão a 13 homens condenados por assassinatos durante o velho regime. Esse fato causa revolta da população negra. Em 2002 bombas explodem em Pretória e Soweto, subúrbio negro de Joanesburgo causando uma morte.
Hoje a RSA respira liberdade, mas todo esse caminho de lutas e segregação deixou cicatrizes enormes que ainda vão levar muitos anos até que nasça um povo livre das marcas do passado.