domingo, 27 de setembro de 2009

VIAJANDO PELA ÁUSTRIA

Há dois dias chegamos à Áustria vindos de Paris. Na verdade chegamos a Paris na segunda-feira e ficamos lá por quatro dias, quando então viajamos de trem para Tour e Blois no vale do Loir. Na sexta-feira voltamos a Paris, mais uma vez de trem, mais precisamente num trem rápido chamado TGV, que pude medir a velocidade através do meu GPS e esta atingiu os 290 km/h. Lá em Paris pegamos um vôo da Austrian e chegamos à Viena às 21 horas. Passamos somente à noite em Viena e logo pela manhã pegamos o trem para Salzburg.

Salzburg me surpreendeu! Uma cidade pequena, um pouco fria, com temperaturas baixas mesmo, apresentando um rio de cor peculiar, algo como verde azulado, cortando a cidade em seu centro. Podemos dizer que a vida na cidade beira o rio. Lá no alto um enorme castelo que junto com o rio dá um toque de beleza e nobreza à cidade. Pegamos uma festa da cerveja, era sábado e as pessoas estavam alegres e cantantes pelas ruas. Os austríacos não gostam de ser comparados com os alemães, mas são bastante parecidos, inclusive nas tradições.

À noite, já mais frio resolvemos sair e comer algo. Tentamos ir no festival de cerveja, mas foi impossível, pois estava muito cheio e o local fechado estava extremamente enfumaçado, com um ar tão pesado que respirar parecia o ato mais difícil naquele momento. Por isso resolvemos sair e procurar um restaurante. Encontramos um e comemos uma bela comida típica com salsicha, chucrute e batata. Ah, esqueci da cerveja, cerca de meio litro da mais pura cerveja austríaca. Fomos dormir com a barriga bem cheia e procurando descasar, pois no dia seguinte iríamos pegar o trem logo cedo para Innsbruck.

Foi o que fizemos na manhã ensolarada de domingo. Pegamos o trem e em duas horas estávamos em Innsbruck. Uma região com tradição de esqui, com montanhas alpinas belíssimas, mas infelizmente sem neve. A temperatura estava fantástica, um belo dia de sol com um ventinho gelado super agradável. Passeamos pela cidade de ônibus de turismo e então resolvemos pegar um teleférico e escalar uma montanha altíssima de cerca de 2260 metros de altura em seu ponto máximo. Com certeza fui ao ponto máximo de onde tirei fotos bonitas e filmei um pouco. Lá do alto pude ver vários outros picos altíssimos, os mais altos com neve na ponta, mostrando que estávamos na verdadeira região alpina.

Após essa subida aos Alpes austríacos, como a fome era grande comemos novamente aquele prato típico com salsicha, chucrute e batatas acompanhado de meio litro da pura e deliciosa cerveja austríaca. Tomamos um sorvete em seguida e as 17 e 5 horas estávamos novamente num trem rumo a Salzburg. Aliás, é de dentro desse trem que estou escrevendo essas palavras.

No ano passado na Itália tive a oportunidade de viajar de trem e foi ótimo, o que também está se mostrando uma experiência bastante interessante este ano. No entanto, na atual viagem estamos andando muito mais de trem e tive a oportunidade de experimentar o trem de alta velocidade. Que meio de transporte fantástico!

Amanhã à tarde estaremos pegando o trem novamente e só que desta vez em direção a Viena, onde ficaremos até a próxima sexta-feira, quando então faremos o caminho de volta para Paris e Rio de Janeiro.