Nos últimos dias temos visto o terror e o sofrimento que se abateram sobre o povo haitiano. Dois grandes terremotos num pequeno espaço de tempo, gente soterrada, muitas mortes e uma comoção enorme que atinge praticamente todo o mundo. Mas também não deixamos de perceber a violência e a briga por comida e combustível que começou pouco tempo após o primeiro tremor. Por que em meio a tanto sofrimento as pessoas se tornam tão violentas a ponto de só obedecerem quando são ameaçadas por soldados armados?
Bem, é a fome, poderia eu responder. No entanto, não é só isso. Tem também o medo, que envolve não só a fobia por não saber o que irá acontecer, mas também por poder morrer de fome. Então aflora no ser humano aquilo que chamamos de instinto, ou aquilo que nós os desenvolvidos, os inteligentes, achamos só existir em animais. Contudo, o instinto está em nós e ele vai nos levar a agir como animais irracionais, pois a parte mais baixa de nosso cérebro, ou mesencéfalo, irá nos colocar em luta pela sobrevivência, mesmo que isso implique em brigar contra crianças, mulheres e idosos por um pouco de comida. Poderia dizer que o instinto de sobrevivência nos torna irracional.
Pensar que podemos agir de forma irracional é algo que nos incomoda, mas é a pura realidade, principalmente quando nos vemos ameaçados, ou quando alguém que gostamos se encontra sob ameaça. Isso não é ruim e mostra claramente quem somos nós, pois nos coloca na escala de animais, somente com um grau acima e que grau – a inteligência!
Olá! Eu me chamo Rubens Antunes da Cruz Filho. Este espaço está sendo criado para que eu possa expressar minhas opiniões sobre o que vem acontecendo no mundo, como também ler comentários ou mesmo opiniões de outras pessoas. Também usarei este espaço para falar um pouco sobre medicina e especificamente sobre endocrinologia e metabologia. Sejam Bem-Vindos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Livros Interessantes
- 1808 - Laurentino Gomes
- 1822 - Laurentino Gomes
- 64 Contos de Rubem Fonseca
- A Cabana - William P. Young
- A Farsa - Christopher Reich
- A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
- Agosto - Rubem Fonseca
- Cidade de Ladrões - David Benioff
- Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- GOG - Giovanni Papini
- Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
- Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
- O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
- O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
- O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
- O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
- O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
- Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
- Pós-Guerra - Tony Judt
- Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
- Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
- Ser Feliz - Will Fergunson
- Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
- Solar - Ian MacEwan
- The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
- Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário