A glândula tireóide é de extrema importância para o funcionamento do organismo. Sem os hormônios tireoideanos não existe condições de vida. Atualmente tem sido muito frequente o achado de nódulos na tireóide.
Com a melhora dos métodos complementares na investigação médica, especificamente os aparelhos de ultrassonografia de melhor qualidade e da mesma forma os exames laboratoriais de última geração, pode-se dizer que existe uma enxurrada de nódulos tireoideanos na prática clínica.
Neste momento uma questão se impõe: Esses nódulos, ou melhor a grande prevalência de nódulos na tireóide sempre existiu e com a maior investigação agora nós os encontramos mais, ou essa prevalência vem aumentando e com isso têm sido mais encontrados?
Bem, não sei a resposta correta, mas com certeza hoje se procura muito mais por esses nódulos, às vezes até de forma desnecessária. Aí cabe um comentário: Como se faz de forma excessiva a ultrassonografia da tireóide! Não existe a necessidade de se fazer este exame de rotina, ou quando não se palpa nenhum nódulo na tireóide.
O fato é que a presença de nódulos na tireóide é muito frequente, mas por outro lado o câncer da mesma não é tão comum e felizmente na maioria das vezes também não é agressivo.
Então, ao se perceber um aumento da região anterior do pescoço, logo acima da fúrcula do osso esterno, provavelmente você está com um aumento da tireóide que pode ser um nódulo, ou mais de um nódulo, ou ainda um aumento difuso de toda a glândula. O que fazer? Vá a um endocrinologista, pois ele saberá como investigar o que está acontecendo.
2 comentários:
rubens, vc sabe dizer se nodulo causa ganho de peso e queda de cabelo?
Posso lhe dizer com absoluta certeza que nódulo da tireoide não causa aumento de peso ou queda de cabelos.
Postar um comentário