O que está acontecendo? Um apressado irá logo responder: -ah, comida demais... . Sim, comemos demais, mas não é somente isso... . E aqueles que também comem demais e não engordam?
A resposta está na genética, lógico que não somente nela, mas principalmente naquilo que nossos antepassados - e bota antepassados nisso - nos passaram através dos genes. O que é então?
Para sermos o que somos hoje, seres humanos que dominam o planeta Terra, nossos antepassados tiveram que conviver com períodos difíceis. Viveram com alimentos escassos; tinham que fazer grande esforço para que pudessem conseguir alimentos e mesmos escapar das armadilhas da natureza, por isso a nossa genética que é adaptativa (vide Charles Darwin) desenvolveu em nosso corpo um mecanismo para poupar energia chamado resistência à ação da insulina. Esta resistência à insulina funciona bem poupando energia quando passamos fome e quando temos que fazer esforço físico, mas não quando temos comida ou calorias em excesso e praticamente não fazemos atividade física (carros, ônibus, trem, esteiras e escadas rolantes, elevadores e etc...).
Por isso economizamos aquilo que sobra, ou seja, economizamos energia sob a forma de gordura e passamos a ficar obesos, hipertensos, diabéticos e a natureza segue o seu curso nos levando a uma morte que envolva um mecanismo cardiovascular (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral).
O estilo de vida atual da humanidade não é adequado à grande parte da população mundial. Este mundo de hoje não é compatível com a genética de grande parte das pessoas. Daí as epidemias de obesidade e diabetes que assolam todos os continentes.
Como evitar o pior? Só mudando o estilo de vida! Comer pouco (calorias e quantidade), comer bem (alimentos saudáveis ricos em fibras) e principalmente gastar energia através da atividade física nos fará escapar da morte cardiovascular precoce.
2 comentários:
parabens pelo blog e a atencao cuidadosa para evitar a epidemia que assola nosso mundo -OBESIDADE!Cuide de nós - os fofinhos!!!!!
Você como especialista pode fazer a sua parte ajudando às pessoas.
Postar um comentário